8.9.22

Esperando no Cadinho - Lição 11 [Completa]

Lição 11, 03 a 09 de Setembro


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Mas o fruto do Espírito é [...] longanimidade [...].” Gálatas 5:22

LEITURAS DA SEMANA: Romanos 15:4, 5; 5:3-5; 1 Samuel 26; Salmos 37:1-11

Alguns Cientistas fizeram uma experiência com crianças de 4 anos em que foram utilizados marshmallows. Foi dito a cada criança que podia comer um marshmallow; no entanto, se ela esperasse até que o cientista voltasse de uma tarefa, ganhava dois. Algumas enfiaram o marshmallow na boca no momento em que o cientista saiu; outras esperaram. Foram observadas as diferenças.

Os cientistas acompanharam essas crianças até a adolescência. Aquelas que souberam esperar mostraram-se melhores alunos, mais bem ajustados e mais confiantes do que as que não tinham esperado. Pareceu que a paciência indicava algo maior, algo importante no carácter humano. Não é de admirar que o Senhor nos orienta a cultivá-la.

Nesta semana, vamos ver o que pode estar por detrás de um dos mais difíceis de todos os cadinhos que enfrentamos: a provação da espera.

Resumo da semana: Porque às vezes temos que esperar tanto? Que lições podemos aprender sobre paciência enquanto estamos no cadinho?

Domingo, 04 de Setembro

O Deus da paciência

1. Leia Romanos 15:4, 5. O que há para nós nestes versos?

No geral, somos impacientes com as coisas que realmente queremos ou que nos foram prometidas, mas que ainda não temos. Muitas vezes ficamos satisfeitos apenas quando conseguimos o que desejamos. Como raramente conseguimos imediatamente o que queremos, significa que com frequência estamos irritados e impacientes. E, quando estamos assim, é quase impossível manter a paz e a confiança em Deus.

Esperar é doloroso por definição. Em hebraico, uma das palavras para esperar com paciência (Salmos 37:7) vem de um termo que pode ser traduzido como “sofrer muito”, “agitar-se”, “tremer”, “estar ferido”, “estar triste”. Aprender a ter paciência não é fácil; às vezes é a própria essência do que significa lidar com o crisol de maneira adequada.

2. Leia os Salmos 27:14; 37:7; Romanos 5:3-5. O que nos dizem estes versos sobre paciência?

Enquanto esperamos, podemos concentrar-nos no que estamos a esperar ou concentrar-nos em Quem tem o controle de tudo. O que faz a diferença não é tanto quanto tempo temos que esperar, mas a nossa atitude enquanto esperamos. Se confiamos no Senhor, se colocamos a nossa vida nas Suas mãos, se Lhe entregamos as nossas vontades, então podemos crer que Ele fará o que é melhor para nós quando for melhor para nós, não importa quão difícil seja acreditar.

Pelo que tem esperado? Como aprender a entregar tudo a Deus e ao tempo Dele? Ore até chegar a uma atitude de completa rendição e submissão ao Senhor.

Segunda-feira, 05 de Setembro

No tempo de Deus

3. Leia Romanos 5:6 e Gálatas 4:4. O que nos dizem estas passagens sobre o tempo de Deus?

Nestes versos, Paulo diz-nos que Jesus veio para morrer por nós no tempo certo, mas não nos diz porque aquele foi o tempo certo. É muito fácil ler estes versos e perguntar: Porque esperou Jesus milhares de anos até vir à Terra para lidar com o pecado? O Universo não tinha entendido antes disso que o pecado era uma coisa muito má? Podemos perguntar porque Jesus está há espera para voltar. E, também, porque o Senhor está a esperar tanto para responder à nossa oração?

4. Pense na profecia das 70 semanas de Daniel 9:24-27, que aponta para Jesus como o Messias (revise-a se precisar). Quanto tempo durou esse período? O que quer isso dizer sobre aprender a esperar pelas coisas no tempo de Deus?

Existem muitas razões espirituais importantes pelas quais teremos períodos de espera. Primeira, a espera pode redirecionar a nossa atenção para longe das “coisas” e de volta para o próprio Deus. Segunda razão, a espera permite-nos desenvolver uma imagem mais clara dos nossos próprios motivos e desejos. Terceira, a espera gera perseverança – vigor espiritual. Quarta, ela abre a porta para o desenvolvimento de forças espirituais, como fé e confiança. Quinta, permite que Deus coloque outras peças no “puzzle” do cenário completo. Sexta, podemos nunca saber o motivo pelo qual temos que esperar. Portanto, aprendemos a viver pela fé. Consegue pensar em algum outro motivo para esperar?

Que exemplos encontramos na Bíblia de quando Deus fez coisas no Seu próprio tempo e que nos podem ensinar a crer que Ele também fará por nós o que é certo e no Seu próprio tempo? (Pense, por exemplo, em Abraão e Sara e na promessa de um filho). Pergunte-se: “Estou a fazer algo que esteja a atrasar a resposta a uma oração que podia ter sido respondida há muito tempo?”

Terça-feira, 06 de Setembro

Davi: um exemplo prático de espera

Em 1 Samuel 16:1-13, o jovem Davi foi ungido por Samuel como rei. No entanto, foi uma longa jornada desde os campos do seu pai, Jessé, até ao trono em Jerusalém. Sem dúvida, algumas vezes ele sentiu-se no meio de um cadinho.

Primeiro, o rapaz foi chamado para tocar música para acalmar o espírito perturbado de Saul (1 Samuel 16). Depois, ele tornou-se o herói de Israel quando matou Golias (1 Samuel 17). Então, durante muitos anos, Davi fugiu para salvar a sua vida. Tanto Saul como o seu filho Jonatas sabiam que ele estava destinado a ser o próximo rei (1 Samuel 23:17; 24:20). Mas Davi não fez nada para promover o seu destino dado por Deus. Na verdade, ele parecia fazer o oposto. Mesmo quando Saul o tentou matar e Davi cortou um pedaço do manto do rei, ele desejou nunca o ter feito (1 Samuel 24:5-7). Noutra ocasião, quando Saul tentava matar Davi, ele recusou-se a matar o rei mesmo tendo oportunidade (1 Samuel 26:7-11).

5. Leia 1 Samuel 26:1-11. Porque se recusou Davi a matar Saul? Que princípios nos ensina isto sobre a maneira de Deus cumprir os Seus planos na nossa vida?

6. Leia 1 Samuel 26:12-25. Como é que a atitude de Davi afectou Saul? O que nos ensina isto sobre as vantagens de esperar em Deus?

Quando olhamos para todo o caminho de Davi até ao trono, podemos resumir a sua jornada numa frase curta: não tome o que Deus ainda não lhe deu. Os dons de Deus são sempre mais bem recebidos quando vêm das Suas mãos e no Seu tempo. No entanto, isto pode exigir muito tempo de espera. Os rebentos de feijão podem crescer em poucas horas, enquanto um carvalho pode demorar muitos anos. Porém, quando os ventos fortes vierem, a árvore não será arrancada.

Davi podia ter assassinado Saul e ter-se justificado facilmente. (Afinal, fora dito a Davi que ele teria o trono; além disso, Saul era mau). No entanto, as suas ações demonstraram fé em Deus. O que pode extrair deste exemplo para si mesmo na sua espera por respostas?

Quarta-feira, 07 de Setembro

Elias: o problema da precipitação

O confronto no cume do monte Carmelo tinha acabado (1 Reis 18). Desceu fogo do céu, todos reconheceram o verdadeiro Deus, e os falsos profetas foram mortos. Deus foi vindicado. Podemos pensar que Elias estivesse a crescer em força espiritual com o passar dos dias, mas, de repente, ele ouviu algo que o aterrorizou tanto que teve vontade de morrer. Leia o resto da história em 1 Reis 19:1-9. As últimas palavras dos versos são preocupantes: “e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?” (1 Reis 19:9). É evidente que o medo fez com que o profeta fugisse e fosse para o lugar errado.

7. Depois de uma intervenção tão poderosa do Senhor no monte Carmelo, Elias devia estar cheio de fé e confiança; em vez disso, ele temeu pela sua vida. Que lição podemos aprender disto?

A história ilustra algo importante: quando nos precipitamos, podemos facilmente ir para o lugar errado. No caso de Elias, foi o seu medo que o levou a sentir-se oprimido e partir apressadamente para o deserto, desejando nunca ter nascido. Na nossa vida, há também temores que nos podem levar a fugir do plano de Deus para nós.

8. Leia Génesis 16:1-3; Números 20:10-12; Juízes 14:1-3; Mateus 20:20, 21; Lucas 9:52-56. O que fez com que os personagens descritos nestes versos não cumprissem a vontade de Deus?

Como é fácil permitir que coisas como ambição, ira, paixão, falta de fé ou um suposto “zelo” pelo Senhor nos façam correr para onde não devíamos. Ninguém está imune a este perigo. A chave é cultivar uma fé confiante na bondade e na misericórdia de Deus, que nos ama e quer o melhor para nós. Isto não acontece automaticamente. A fé pode ser um dom, mas é um dom que precisa ser cultivado, nutrido e zelosamente guardado.

Quinta-feira, 08 de Setembro

Aprendendo a ter prazer no Senhor

“Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração” (Salmos 37:4). Que promessa maravilhosa! Imagine conseguir o que sempre quis! No entanto, obter os desejos do nosso coração depende de termos um coração que se deleita no Senhor. E o que significa “deleitar-se no Senhor”?

Leia Salmos 37:1-11. O contexto do Salmo 37:4 talvez seja surpreendente. Davi escrevia sobre estar cercado por pessoas que trabalhavam contra Deus e contra ele. Quando pessoas trabalham contra nós, a nossa reacção natural geralmente é ficarmos irados ou tentarmos nos justificar. Mas Davi aconselhou a fazer algo diferente.

9. Qual é o conselho de Davi ao povo de Deus nesta situação?

Salmos 37:1; 37: 5; 37: 7; 37: 8

10. No contexto de Salmos 37:4, o que significa “deleitar-se no Senhor”?

Davi estava a repetir, de maneiras diferentes, um princípio: “Confie no Senhor”. Confie Nele para agir. Não fique chateado, pois o Senhor é o seu Deus, e Ele está a trabalhar por si. Não há necessidade de entrar em ação e tentar resolver tudo sozinho. O Seu Pai no Céu está no comando. Confie Nele completamente!

É neste contexto que Davi escreveu sobre deleitar-se no Senhor. Ter prazer em Deus significa viver num estado de perfeita confiança. Nada pode perturbar a nossa paz, porque Ele está a trabalhar por nós. Podemos louvá-Lo, podemos até sorrir, porque ninguém pode enganar o nosso Deus! Quando aprendermos a fazer isto, realmente teremos o que nosso coração anseia, porque receberemos o que o nosso amoroso Pai nos deseja dar, no momento que nos beneficie mais a nós e ao Seu reino.

Como podemos aprender a “deleitar-se no Senhor”? Passe algum tempo em oração, buscando a orientação divina sobre como isto pode ser uma realidade na sua vida.

Sexta-feira, 09 de Setembro

Estudo adicional

Leia no Espirito de Profecia: “A unção de Davi”, em Patriarcas e Profetas, p. 566-569.

O plano de Deus para nós talvez exija um tempo de espera, e isso pode parecer um cadinho. Podemos aprender a ser pacientes neste período se voltarmos a nossa atenção para Deus e crermos que Ele atua por nós. Há muitos motivos para esperar, mas todos têm a ver com o cumprimento dos planos de Deus para nós e o Seu reino. Perdemos muito se nos adiantamos a Deus, mas ganhamos muito confiando Nele com gratidão.

O Senhor pesa e mede cada provação.

“Não posso descobrir o propósito de Deus em minha doença, mas Ele sabe o que é o melhor, e a Ele confio minha alma, corpo e espírito, como ao meu fiel Criador. “Porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso, para guardar o meu depósito até àquele dia.” 2 Timóteo 1:12. Se educássemos e treinássemos nossa alma no sentido de ter mais fé, mais amor, maior paciência, e mais perfeita confiança em nosso Pai celestial, sei que dia a dia teríamos mais paz e felicidade, ao sofrermos os conflitos desta vida.

O Senhor não Se agrada de que nos agitemos e acabrunhemos, arrancando-nos assim dos braços de Jesus. Há falta do calmo esperar e vigiar, combinados. Julgamos não estar no caminho certo a menos que isso sintamos, e conservamo-nos olhando para dentro de nós, em busca de algum sinal apropriado à ocasião; o que conta, porém, não é o sentir, mas o ter fé.” Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 242

Perguntas para consideração:

1. A oração produz paciência? Ore por pessoas que precisam do dom da paciência e peça que o Espírito Santo produza esse fruto no coração delas.

2. O que significa dizer que Jesus “pesa e mede” cada provação? Saber isto ajuda-nos?

3. Já esperou com paciência? Como lidou com isso? O que aprendeu?

4. Como podemos ajudar os que estão no cadinho enquanto aguardam o tempo de Deus?