9.5.18

O Sétimo Dia no Novo Testamento

Quarta-feira, 09 de Maio

Como vimos ontem, os textos mais usados para promover a ideia de que o domingo substituiu o Sábado não afirmam isso. Na verdade, todas as referências ao Sétimo Dia (Sábado) no Novo Testamento revelam que ele ainda estava a ser guardado como um dos Dez Mandamentos de Deus.

7. Leia Lucas 4:14 a 16; 23:55 e 56. O que declaram estas passagens sobre o Sétimo Dia, o Sábado, antes e depois da morte de Cristo?

Repare que as mulheres que estiveram com Cristo “descansaram, segundo o mandamento” (Lucas 23:56). Essa é uma referência ao quarto mandamento, escrito nas tábuas de pedra, no Sinai. Portanto, entre as coisas que estas mulheres aprenderam na sua experiência com Jesus, não há indícios de que Ele lhes tenha ensinado algo diferente, senão guardar os mandamentos de Deus, que incluem a guarda do Sábado. Na verdade, Cristo disse aos Seus discípulos: “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos” (João 14:15). Os Seus mandamentos, os quais Ele mesmo tinha guardado, incluíam a observância do Sétimo Dia. Se o Sábado devia ser substituído pelo domingo, estas mulheres não sabiam nada sobre isso.

8. Leia Atos 13:14, 42 a 44 e Atos 16:12 e 13. Que evidências estes versos apresentam em favor da guarda do Sábado? Que provas trazem eles em defesa da observância do domingo?

Não encontramos nestes textos nenhuma evidência de mudança do dia de guarda, isto é, do Sábado para o domingo. Em vez disso, eles mostram claramente a prática entre os cristãos primitivos de guardar o Sábado.

O episódio de Atos 16:13 é especialmente interessante, pois aconteceu fora do contexto da sinagoga. Os cristãos reuniram-se ao lado dum rio, onde alguns tinham o costume de orar. Eles fizeram isso no Sábado, muitos anos depois da morte de Jesus. Nada nestas passagens indica uma mudança do dia de guarda para o domingo.

Como pode testemunhar aos guardadores do domingo a respeito do Sábado, de maneira gentil e sem demonstrar condenação?