17.5.18

Usando Os Seus Talentos

Quinta-feira, 17 de Maio

7. Leia Mateus 25:13 a 30. O uso dos nossos dons na causa de Deus pode-nos ajudar na preparação para o regresso de Cristo?

Embora esta parábola seja diferente da anterior, ambas falam sobre a necessidade de estar prontos para o regresso de Jesus. As duas falam dos que estavam prontos e dos que não estavam. E ambas mostram o destino daqueles que, pela sua negligência espiritual, enfrentaram a perdição eterna.

Assim como o azeite representa o Espírito Santo para as dez virgens, as “moedas de ouro” (Mateus 25:15) representam talentos, que vem da palavra grega talanta. “Os talentos representam dons especiais do Espírito Santo, juntamente com todos os dotes naturais” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 5, p. 545).

Todos os servos da parábola tinham recebido bens de seu mestre. Perceba que eram talentos do seu senhor (Mateus 25:14), que lhes tinham sido confiados “a cada um segundo a sua capacidade” (Mateus 25:15). Os dons tinham-lhes sido confiados; num sentido real, estes servos eram mordomos do que não era deles, mas eram responsáveis por esses recursos. Por essa razão, quando o senhor voltou, ele “fez contas com eles” (Mateus 25:19).

Os dons espirituais vêm do Espírito Santo (veja 1 Coríntios 12:1-11, 28-31; Efésios 4:11). Há boas notícias para os que julgam ter o menor dom. Os dons nunca são recebidos sem o Doador. Portanto, estas pessoas recebem o seu dom ao receberem o dom maior: o Espírito Santo.

Os dons já são nossos em Cristo, mas a nossa posse efetiva depende de recebermos o Espírito Santo e da nossa entrega ao Senhor. Este foi o erro do empregado inútil. Ele recebeu um dom, mas não fez nada com esse recurso. Ele não aperfeiçoou o seu dom. Não fez um esforço para obter alguma coisa com o que tinha graciosamente recebido, a fim de multiplicá-lo. Como resultado, Jesus chamou-o “servo mau e negligente” (Mateus 25:26) – uma poderosa condenação.

Jesus contou esta parábola no contexto dos últimos dias e do Seu regresso. O uso dos nossos talentos é fundamental para estarmos preparados para os últimos dias?