1.5.18

O Nosso Sumo Sacerdote

Terça-feira, 01 de Maio

5. De acordo com Hebreus 7:24 a 27 e 8:6, qual é a nossa grande esperança? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A. ( ) A salvação completa mediante o sacrifício perfeito de Jesus. Não precisamos mais de nenhum intercessor humano.

B. ( ) A libertação que encontramos por meio da fé nos mediadores humanos e em Jesus.

Cristo é capaz de nos salvar completamente devido às Suas diversas qualidades, que nenhum outro sacerdote jamais poderia ter. Ele é Deus, tendo então autoridade para perdoar pecados. O Seu sacerdócio é permanente. Hoje, durante a era cristã, Ele intercede por Seu povo continuamente, com a mesma amorosa compaixão que tinha quando curava os doentes e confortava os desolados. Ele também é humano, mas nasceu sem pecado e assim permaneceu. E, como homem sem pecado, Ele morreu sob o peso esmagador da soma de todos os pecados da humanidade. Portanto, apenas Ele, o Deus-Homem, pode interceder pelos pecadores no santuário celestial.

Estes textos também revelam que Cristo Se sacrificou de uma vez por todas. O Seu sacrifício precisava acontecer apenas uma vez, e ele foi suficiente para trazer salvação a todos os seres humanos.

Afinal, considerando quem morreu na cruz, como poderia esta oferta não ser suficiente?

6. De acordo com Hebreus 9:11 a 15, o que obteve Cristo para nós mediante a Sua morte e o Seu ministério atual no Céu? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) Condenação.

B. ( ) Eterna redenção.

Hebreus 9:12 declara que Cristo obteve “eterna redenção”. A palavra grega traduzida como “redenção” também significa “resgate”, “livramento” e “libertação”. É a mesma palavra usada em Lucas 1:68, quando Zacarias declarou que Deus “visitou e redimiu o Seu povo.” A referência ao sangue de Cristo – o sangue do único sacrifício suficiente – significa que Jesus, o Cordeiro sacrifical, obteve esta redenção, esta libertação. A maravilhosa notícia do evangelho é que Cristo não a obteve para Si mesmo, mas para nós, e ela torna-se eficaz para todos os que aceitam o Seu sacrifício.

Reflita sobre esta ideia de que Cristo “obteve” a “eterna redenção” para nós. Somente depois disso Ele entrou no santuário celestial para fazer a Sua obra em nosso favor. Isto traz-nos esperança sobre o que Cristo está a fazer por nós no santuário celestial?