21.5.18

O Ladrão na Cruz e o “Evangelho Eterno”

Segunda-feira, 21 de Maio

A mensagem a ser proclamada ao mundo é o “evangelho eterno” (Apocalipse 14:6), que transmite esperança às pessoas num mundo que não oferece nenhuma solução para o sofrimento.

3. Leia Lucas 23:32 a 43. Como revela esta história a grande esperança do “evangelho eterno” para todos os pecadores?

Escrevendo sobre o ladrão na cruz, Ellen G. White disse que, embora não fosse um criminoso endurecido, ele tinha estado “a tentar abafar a convicção” sobre Jesus, e “tinha imergido mais e mais fundo no pecado, até que foi preso, julgado como criminoso e condenado a morrer na cruz” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 529).

No entanto, o que aconteceu com ele? Enquanto estava pendurado na cruz, o ladrão teve um vislumbre de quem era Jesus, e então clamou: “Jesus, lembra-Te de mim quando vieres no Teu reino” (Lucas 23:42).

E como respondeu Jesus? Será que Ele disse: “Bem, amigo, Eu gostava de te ajudar, mas não deverias ter abafado as tuas convicções, imergindo mais e mais fundo no pecado!” Por acaso Jesus citou um dos Seus sermões anteriores: “Porque” te “digo que, se a” tua “justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais” entrarás “no reino dos Céus” (Mateus 5:20)? Será que Jesus, de alguma forma, “ressuscitou” os erros passados do ladrão?

Não. Em vez disso, Ele voltou-Se para aquele criminoso, aquele ladrão de caráter defeituoso que não tinha nada a oferecer em termos de justiça e que, anteriormente, tinha amaldiçoado a Cristo (Mateus 27:44). Ao vê-lo como um novo homem, Jesus basicamente declarou: Estou-te a dizer agora, estou-te a dar a certeza hoje de que o teu pecado, os teus crimes e as tuas faltas estão perdoados e, portanto, “estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:43).

Aqui está o “evangelho eterno”, o fundamento da primeira mensagem angélica. Sem esta verdade, o que ensinamos sobre a lei, o Sábado ou sobre o estado dos mortos não tem importância. Que proveito estes ensinamentos teriam se o “evangelho eterno” não estivesse no centro de todos eles?

Esta história traz-lhe esperança?