7.5.18

A Lei e o Pecado

Segunda-feira, 07 de Maio

No estudo de ontem, examinamos a passagem que fala sobre a realidade universal do pecado (Romanos 7:15-25). Contudo, nos versos anteriores, Paulo destacou a Lei, que mostra como o pecado é predominante e mortal.

2. De acordo com Romanos 7:1 a 14, qual é a relação entre a Lei e o pecado? O que declaram também estes versos sobre a impossibilidade de salvação pela Lei?

Surgem dois pontos cruciais neste ensinamento de Paulo. Em primeiro lugar, a Lei não é o problema. Ela é santa, justa e boa (Romanos 7:12). O problema é o pecado, que leva à morte. Outro ponto é que a Lei não tem poder para nos salvar do pecado nem da morte. A Lei aponta esse problema. No máximo, ela torna-o ainda mais aparente, mas não oferece nada para o resolver.

Somente um leitor superficial poderia usar estes versos para argumentar que a Lei, os Dez Mandamentos, foi anulada, ignorando tantos outros textos que mostram que a Lei ainda é válida hoje. Isso é o oposto do argumento de Paulo. Nada do que o apóstolo escreveu nesta passagem faria sentido se a Lei fosse anulada. O seu argumento funciona sob o pressuposto de que a Lei ainda é válida, pois ela aponta a realidade do pecado e a resultante necessidade do evangelho. “Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás” (Romanos 7:7).

3. Leia com atenção Romanos 7:13. O que disse Paulo não apenas sobre a Lei? Porque é ela ainda necessária? Assinale a alternativa correta:

A.( ) A Lei é boa. Sem ela não saberíamos o que é o pecado.

B.( ) A Lei é má, pois revela o pecado, que é mau.

A Lei não produz morte, mas o pecado gera a morte. A Lei mostra o quanto o pecado é mortal. A lei é boa, na medida em que aponta o pecado. Porém, ela simplesmente não tem resposta para ele. Somente o evangelho tem. O argumento de Paulo é que, como cristãos salvos em Cristo, precisamos servir em “novidade de espírito” (Romanos 7:6); isto é, num relacionamento de fé com Jesus, confiando nos Seus méritos e na Sua justiça para a salvação.

A sua experiência com a obediência à Lei revela a sua necessidade da graça de Deus?