31.5.18

A Falsa Trindade

Quinta-feira, 31 de Maio

O conceito da natureza triúna de Deus é encontrado em toda a Bíblia. Entretanto, no contexto dos enganos e da perseguição do tempo do fim, o livro do Apocalipse revela uma “trindade falsa”, composta pelo dragão, pela besta do mar e pela besta da terra de Apocalipse 13.

5. Leia Apocalipse 12:17; 13:1 e 2. Que poderes são descritos nestes versos? O que fazem eles?

O dragão é visto nesta passagem como uma contrafacção do Pai, na medida em que ele está claramente no comando. Ele também dá poder, autoridade e um trono à besta do mar, a contrafacção de Cristo. Porque é este segundo poder visto como um falso Cristo?

6. Leia Apocalipse 13:2 a 5. Quais são as características da besta do mar? Complete as lacunas:

“A besta que vi era semelhante a ____________________, com pés como de ___________________ e boca como de __________________” (Apocalipse 13:2).

Além de receber a sua autoridade do dragão, relembrando o que Jesus disse sobre receber a Sua autoridade do Pai (veja Mateus 28:18), esta besta do mar também enfrentou, como Jesus, a morte e depois ressurgiu (veja Apocalipse 13:3). Além disto, esta besta é descrita como exercendo a sua autoridade durante “quarenta e dois meses”, ou três anos e meio, uma contrafacção profética do ministério literal de três anos e meio de Cristo, com base no princípio dia/ano.

7. De acordo com Apocalipse 13:11 a 17, como é descrita a besta da terra?

Esta besta da terra promove os interesses da besta do mar, assim como o Espírito Santo não se glorificou a Si mesmo, mas a Jesus (João 16:13, 14). Além disso, assim como o Espírito Santo realizou um ato poderoso ao fazer descer “fogo” do céu (Atos 2:3), a besta da terra faz algo semelhante (veja Apocalipse 13:13).

“No final, a besta terrestre realiza uma contrafacção do Pentecostes! Para que propósito? Para provar ao mundo que a trindade falsa é o verdadeiro Deus.” Jon Paulien, What the Bible Says About the End-Time [O que a Bíblia ensina sobre o tempo do fim]. Hagerstown, Md.: Review and Herald, 1998, p. 111

Quais são os outros enganos do tempo do fim contra os quais precisamos ter cuidado? Como podemos ajudar os outros a reconhecê-los também?