4.11.19

O Povo Reúne-se

Domingo, 03 de Novembro 

1. Leia Neemias 8:1, 2. Qual era a importância da Palavra de Deus para o povo? 

Quando os judeus finalmente terminaram a construção do muro e se mudaram para Jerusalém, todos se reuniram na praça da cidade no sétimo mês, o mês de tishri. Este talvez fosse o mês mais importante para os israelitas, por ser dedicado à Festa das Trombetas (preparação para o juízo de Deus, no 1º dia do mês), ao Dia da Expiação (o dia do juízo, no 10º dia do mês) e à Festa dos Tabernáculos (que servia como lembrança da libertação do Egito que Deus tinha feito e da Sua provisão durante a jornada pelo deserto, com início no 15º dia do mês). A reunião aconteceu no primeiro dia do mês, com a celebração da Festa das Trombetas. Os ­líderes reuniram os homens e as mulheres da nação para esta assembleia especial para lhes conceder, mediante a leitura da Lei, uma oportunidade de aprender sobre o seu Deus e a sua história. 

O povo pediu que Esdras trouxesse o livro da Lei de Moisés perante eles e o lesse. Eles até construíram uma plataforma, ou um púlpito, para a ocasião. Não foi algo que os líderes impuseram à congregação. Pelo contrário, o povo pediu que Esdras trouxesse o livro. É provável que ele tenha lido para o povo os livros de Moisés, que incluíam a Lei dada a Moisés no Monte Sinai. 

2. Leia Deuteronómio 31:9-13. O que disse Moisés ao povo, e que lições podemos extrair destas palavras para nós? 

Em Deuteronómio 31:9-13, Moisés disse aos israelitas que, durante a Festa dos Tabernáculos, eles deviam reunir-se e ler juntos a Lei de Deus. Ele mencionou os vários grupos que se deviam reunir: homens, mulheres, crianças e estrangeiros que viviam dentro dos seus portões. 

Uma leitura literal de Neemias 8:1 diz que eles se reuniram “como um só homem”. O que revela isto sobre a importância da unidade no corpo de cristãos?