4.11.19

Ler e Ouvir a Lei

Segunda-feira, 04 de Novembro 

Esdras “trouxe a Lei” para ler diante da assembleia. O que lhes leu ele? Apenas os Dez Mandamentos repetidos até ao meio do dia? A referência ao livro da Lei deve ser entendida como os cinco livros de Moisés, de Génesis a Deuteronómio, conhecidos como a Torá hebraica. Portanto o termo “Lei” envolvia apenas uma parte do que foi incluído na leitura; seria melhor traduzi-lo como “instruções” de Deus, que nos permitem conhecer o caminho que devemos trilhar para não perder o alvo. Quando Esdras leu estas instruções, o grupo ouviu a sua história como povo de Deus, começando com a criação até aos dias de Josué. Mediante histórias, canções, poemas, bênçãos e leis, eles foram lembrados das suas lutas para obedecer a Deus e da fidelidade do Senhor. A Torá inclui a “Lei”, mas ela é mais do que isso; ela abrange a história do povo de Deus e revela especialmente a Sua direção. Por conseguinte, ela apresentou à comunidade as suas raízes e identidade. 

3. Leia Neemias 8:3; Deuteronómio 4:1; 6:3, 4; Josué 1:9; Salmo 1:2; Provérbios 19:20; Ezequiel 37:4 e Mateus 17:5. Como nos devemos relacionar com a Palavra de Deus? 

O facto de as pessoas desejarem ouvir a Palavra de Deus provavelmente era resultado da leitura e do ensino das Escrituras promovidos por Esdras desde a sua chegada a Jerusalém, cerca de 13 anos antes. Ele era dedicado à obra de Deus e determinado a fazer a diferença. A Palavra do Senhor tornava-se real para os israelitas à medida que eles continuavam ­a ouvi-la através de Esdras. Como resultado, o povo tomou uma decisão consciente de ouvir e obedecer, pois estava interessado em saber mais sobre Deus. Portanto, nesta ocasião, eles aproximaram-se da Torá com reverência e desejo de aprender. 

Fartar-nos da Palavra faz surgir na nossa vida um anseio mais profundo por Deus. 

Como se relaciona com a Palavra de Deus? Ou seja, embora afirme acreditar nela, como se manifesta essa afirmação na sua vida? De que maneira procura obedecer ao que ela ensina? A sua vida seria muito diferente se não obedecesse à Bíblia?