Quinta-feira, 31 de Outubro
6. Leia Neemias 5:14-19. Que razões apresentou Neemias para não exigir do povo “o pão devido ao governador” (Neemias 5:18)?
Neemias terá provavelmente escrito este relato depois do seu regresso à corte do rei Artaxerxes, depois de governar Judá durante 12 anos. Embora os governadores tivessem o direito de receber impostos dos seus súbditos, Neemias nunca reivindicou este direito e financiou o seu sustento. Ele não só pagou as suas próprias despesas, mas também sustentou a sua família e toda a corte. Zorobabel, o primeiro governador, é o único cujo nome conhecemos. Quando Neemias mencionou “os primeiros governadores”, ele provavelmente estava a referir-se aos governadores que existiram entre os governos de Zorobabel e o seu próprio governo. Em resultado, ao terminar o seu mandato, ele teria provavelmente perdido dinheiro. Em vez de trazer riquezas, como era de se esperar de uma posição de prestígio, Neemias teria provavelmente perdido a riqueza e os bens, por causa da sua atitude de generosidade. Sendo ele abastado, pôde prover o alimento diário para muitas pessoas. Ele foi generoso em suprir abundantemente as necessidades dos outros (Neemias 5:17, 18).
Embora não tenha feito o mesmo que Abraão, depois do resgate dos que foram capturados pelas nações vizinhas (veja Génesis 14), o que Neemias fez revela o mesmo princípio.
7. Leia Neemias 5:19. O que disse ele neste verso? Como podemos entender isto em relação ao evangelho?
Vemos em Neemias o exemplo de alguém que colocou o Senhor e a Sua obra antes do seu ganho e vantagens pessoais. Esta é uma boa lição para nós, independentemente da nossa situação específica. É fácil trabalhar para o Senhor quando não nos custa muito.
Leia Filipenses 2:3-8. Como pode revelar enam sua vida os princípios abnegados expressos nesta passagem e demonstrados na vida de Jesus Cristo?