12.7.18

As Primícias


Quinta-feira, 12 de Julho

As palavras de Pedro compungiram o coração dos ouvintes. É possível que entre eles estivessem alguns que tinham pedido a crucificação de Jesus algumas semanas antes (Lucas 23:13-25). Mas naquele momento, convencidos de que Jesus de Nazaré era realmente o Messias designado por Deus, eles clamaram, entristecidos: “Que faremos, irmãos?” (Atos 2:37).

6. Leia Atos 2:38. Quais são os dois requisitos básicos para receber o perdão? Complete as lacunas:

“Respondeu-lhes Pedro: ________________, e cada um de vós seja ________________ em nome de Jesus Cristo para ________________ dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38

Arrependimento significa mudança radical de direção na vida, afastamento do pecado (Atos 3:19; 26:20), em vez de simples sentimento de tristeza ou remorso. Juntamente com a fé, o verdadeiro arrependimento é um dom de Deus, mas, como todos os dons, pode ser rejeitado (Atos 5:31-33; 26:19-21; Romanos 2:4).

Desde os dias de João Batista, o arrependimento era associado ao batismo (Marcos 1:4). Ou seja, o batismo tornou-se uma expressão do arrependimento, um rito que simboliza a lavagem dos pecados e a regeneração moral produzida pelo Espírito Santo (Atos 2:38; 22:16; compare com Tito 3:5-7).

7. Leia Atos 2:38, 39. Que promessa especial é dada aos que se arrependem e são batizados?

As pessoas no Pentecostes receberam não apenas o perdão dos pecados, mas também a plenitude do Espírito para o crescimento pessoal, para o serviço na igreja e especialmente para a missão. Esta foi talvez a maior de todas as bênçãos, pois a principal razão da existência da igreja é partilhar as boas-novas do evangelho (1 Pedro 2:9). Portanto, a partir daquele momento eles teriam a certeza da salvação e o poder do Espírito Santo, que lhes capacitaria a cumprir a missão para qual a igreja foi chamada.

Porque é tão importante a compreensão de que recebemos a remissão dos pecados para quem deseja proclamar o evangelho? Afinal, como podemos oferecer esperança em Jesus aos outros, se nós mesmos não a temos?