7.7.18

O Pentecostes



Lição 2 - 07 a 13 de Julho 

Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.” Atos 2:32, 33 


“Pentecostes” vem da palavra pentêkostê, o nome grego para a Festa das Semanas (Êxodo 34:22), também conhecida como a Festa das Primícias (Números 28:26). O termo significa “quinquagésimo” e deve o seu uso ao facto de que a festa era celebrada no quinquagésimo dia a partir da oferta do feixe de cevada, no primeiro dia depois da Páscoa. Era um dia de alegria e ação de graças, em que o povo de Israel trazia diante do Senhor os “primeiros frutos da colheita do trigo” (Êxodo 34:22, NVI).

A festa então tornou-se um símbolo apropriado da primeira colheita espiritual da igreja cristã, quando o Espírito Santo foi derramado mais abundantemente do que nunca, e 3 mil pessoas foram batizadas num único dia (Atos 2:41). Tendo ocorrido após a ascensão de Jesus e Sua exaltação no Céu, este derramamento do Espírito foi um acontecimento repentino e sobrenatural, que transformou os apóstolos de galileus simples e desconhecidos em homens de convicção e coragem que mudariam o mundo.

O Pentecostes é muitas vezes tido como a data de nascimento da igreja, a ocasião em que os seguidores de Cristo, judeus e (posteriormente) gentios, foram legitimados como a nova comunidade de Deus na Terra.