13.7.18

Estudo adicional - Sexta-feira, 13 de Julho


O derramamento do Espírito Santo no Pentecostes revelou uma verdade crucial sobre o que aconteceu no Céu e sobre como Deus, o Pai, aceitou o sacrifício de Cristo pelos pecados do mundo. O derramamento do Espírito mostrou também que a obra de Jesus no Céu em nosso favor, fundamentada no Seu sacrifício na Terra, foi então iniciada. Estes acontecimentos extraordinários são manifestações adicionais da maravilhosa verdade de que o Céu e a Terra estão ligados de uma maneira que simplesmente não podemos compreender agora.

“A ascensão de Cristo ao Céu foi, para os Seus seguidores, um sinal de que estavam para receber a bênção prometida. […] Ao atravessar os portais do Céu, Jesus foi entronizado em meio à adoração dos anjos. Tão logo foi essa cerimónia concluída, o Espírito Santo desceu em abundantes torrentes sobre os discípulos, e Cristo foi, realmente, glorificado com aquela glória que teve com o Pai desde toda a eternidade. O derramamento do Pentecostes foi uma comunicação do Céu de que a confirmação do Redentor tinha sido feita. Em conformidade com a Sua promessa, Jesus enviou do Céu o Espírito Santo sobre os Seus seguidores, em sinal de que Ele, como Sacerdote e Rei, recebera todo o poder no Céu e na Terra, tornando-Se o Ungido sobre o Seu povo.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 20

Perguntas para discussão

1. Em relação ao Pentecostes, o que pode a igreja experimentar hoje? O que pode ser repetido e o que não pode?

2. Pedro fez da ressurreição de Jesus uma parte muito importante da sua mensagem no Pentecostes. O que tornou a ressurreição ainda mais extraordinária foi que, independentemente das expectativas messiânicas judaicas, ninguém naquela época esperava que o Messias fosse ressuscitado dos mortos. Isto nem passava pelo “radar espiritual” deles. Não era o que aqueles que aguardavam a vinda do Messias tinham previsto. Em vez de conhecer os mais recentes ensinamentos populares, a nossa maior necessidade não é saber o que a Bíblia ensina?

3. Atos 2:38 fala sobre a necessidade do batismo. Isto significa que quem acreditava em Jesus, mas morreu antes de ser batizado, deve estar necessariamente perdido? Justifique a sua resposta.