6.7.18

Estudo Adicional - Sexta-feira, 06 de Julho

“Todo o período entre o Pentecostes e a Parousia [segunda vinda de Cristo] (seja longo ou curto) deve ser preenchido com a missão mundial da igreja no poder do Espírito. Os seguidores de Jesus deviam anunciar o que Ele realizou na Sua primeira vinda e chamar o povo para arrepender-se e crer, preparando-se para a Sua segunda vinda. Eles deviam ser as Suas testemunhas ‘até aos confins da Terra’ (Atos 1:8) e ‘até à consumação do século’ (Mateus 28:20) […]. Não temos a liberdade de parar até que ambos os fins sejam alcançados” (John R. W. Stott, A Mensagem de Atos: Até aos Confins da Terra, São Paulo: ABU, 1994, p. 43). 

“A comissão do Salvador aos discípulos incluía todos os que creem. Abrange todos os que confiam em Cristo até o fim dos tempos. É um grave erro supor que a obra de salvar pessoas depende apenas do pastor ordenado. Todos aqueles que receberam a inspiração celestial são depositários do evangelho. Todos os que recebem a vida de Cristo são mandados a trabalhar pela salvação de seus semelhantes. Para esta obra foi estabelecida a igreja, e todos os que tomam sobre si os seus sagrados votos comprometem-se, assim, a ser colaboradores de Cristo.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 822 

Perguntas para discussão 

1. Atos 1:7 relembra Marcos 13:32: “Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no Céu, nem o Filho, senão o Pai.” Ellen G. White afirmou: “Nunca mais haverá para o povo de Deus uma mensagem baseada em tempo. Não devemos saber o tempo definido nem para o derramamento do Espírito Santo nem para a vinda de Cristo” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 188). Ela acrescentou: “Qualquer que comece a anunciar a hora, dia ou ano da aparição de Cristo assume um jugo e proclama uma mensagem que o Senhor nunca lhe deu” (Advent Review and Sabbath Herald, 12 de setembro de 1893). Qual é a relevância destas declarações hoje? 

2. Alguém disse: “Deus precisa de testemunhas mais do que de advogados”. O que acha desta afirmação? 

3. Qual foi o papel da oração na igreja primitiva? Seria coincidência o facto de que, em quase todos os momentos decisivos da vida da igreja primitiva, encontramos uma referência à oração (Atos 1:24; 8:14-17; 9:11, 12; 10:4, 9, 30; 13:2, 3)? Qual é o papel da oração na nossa vida?