16.7.18

A Cura dum Coxo


Segunda-feira, 16 de Julho

Em Atos 3:1, Pedro e João foram ao templo para a reunião de oração das 3 horas da tarde. Isto indica o caráter essencialmente judaico da fé da igreja neste período inicial. Ou seja, os apóstolos não iam ao templo apenas para instruir ou fazer novos conversos, mas porque ainda eram judeus e, como tais, ainda estavam comprometidos com as tradições religiosas judaicas (Atos 20:16; 21:17-26), pelo menos até aquele momento. Ali eles realizaram um milagre impressionante (Atos 3:1-10), que deu a Pedro a oportunidade de pregar outro sermão.

2. Leia Atos 3:12-26. Quais são as principais ênfases do sermão de Pedro?

Cinco pontos principais caracterizaram a pregação da igreja primitiva: Jesus era o Messias sofredor (Atos 3:18); Deus tinha-O ressuscitado (Atos 3:15); Jesus tinha sido exaltado no Céu (Atos 3:13); Ele voltaria (Atos 3:20); e o arrependimento era necessário para o perdão dos pecados (Atos 3:19).

Em muitos aspectos, estamos a levar ao mundo esta mesma mensagem, mesmo que o contexto tenha mudado. Os apóstolos ainda estavam num contexto judaico no qual, em vez de mudarem de religião, as pessoas simplesmente tinham que “migrar” da antiga aliança para a nova. Como parte do povo de Deus, eles tinham que aceitar o Messias e experimentar o novo nascimento, que resulta de uma verdadeira aceitação de Jesus.

Hoje, embora a situação seja diferente, a mensagem ainda é essencialmente a mesma: Cristo morreu pelos nossos pecados, ressuscitou e virá outra vez. Isto significa, portanto, que podemos encontrar a salvação Nele. Mesmo no contexto das três mensagens angélicas de Apocalipse 14, a cruz, a ressurreição e o retorno de Cristo devem ser a ênfase central desta mensagem que proclamamos.

“De todos os professos cristãos, os Adventistas do Sétimo Dia devem ser os primeiros a exaltar a Cristo perante o mundo. A proclamação da terceira mensagem angélica pede a apresentação da verdade do Sábado. Essa verdade, juntamente com outras incluídas na mensagem, tem que ser proclamada; mas o grande centro de atração, Cristo Jesus, não deve ser deixado à parte. É na cruz de Cristo que a misericórdia e a verdade se encontram, e a justiça e a paz se beijam. O pecador deve ser levado a olhar ao Calvário; com a fé singela de uma criancinha, deve confiar nos méritos do Salvador, aceitando a Sua justiça, confiando na Sua misericórdia.” Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 156