17.6.18

O “Vinho da Ira da Sua Fornicação.”

Domingo, 17 de Junho

1. Leia Apocalipse 14:8; 16:19; 17:5; 18:2, 10 e 21, as seis referências a Babilônia nesse livro. Tendo em mente a história de Babilônia no Antigo Testamento, o que revelam estes textos sobre a Babilônia, tal como ela aparece no contexto dos eventos finais?

Dizem que a Bíblia é uma narrativa sobre duas cidades, Jerusalém e Babilônia. Enquanto Jerusalém representa a cidade de Deus e o povo da aliança em toda a Bíblia (Salmos 102:21; Isaias 52:9; 65:19; Apocalipse 3:12), Babilônia representa a opressão, violência, falsa religião e completa rebelião contra Deus.

Pense, por exemplo, na torre de Babel (Génesis 11:9). A palavra hebraica para “Babel” é a mesma para o reino de “Babilônia”. Em 1 Pedro 5:13, o apóstolo enviou saudações da igreja que se encontrava em “Babilônia”, geralmente entendida não como as ruínas do antigo reino localizado hoje no Iraque, mas como a própria cidade de Roma, que em breve se tornaria a opressora da igreja. “Babilônia” é um título interessante à luz da função de Roma apresentada no livro do Apocalipse.

2. Leia Apocalipse 14:8 e 18:3. O que revelam estes textos sobre a influência maligna de Babilônia no mundo e no povo de Deus? Assinale a alternativa correcta:

A.( ) Babilônia exerce a sua influência corruptora sobre todas as nações, fazendo-as se prostituírem com o vinho de sua ira.

B.( ) A influência de Babilônia traz paz, harmonia, justiça e progresso.

Não há dúvida de que o poder representado por Babilônia, conforme a descrição no livro do Apocalipse, é extremamente corrupto, estendendo essa influência corruptora em todo o mundo, em maior ou menor grau. A expressão “vinho da fúria da sua prostituição” (Apocalipse 14:8) é claramente uma referência à falsa doutrina, ao falso ensino, às práticas corruptas e às consequências dessas coisas. Babilônia é uma força maligna que se espalhou a “todas as nações” (Apocalipse 18:3). Portanto, todos devem ter cuidado para que não sejam também corrompidos.

Diante da corrupção, confusão e opressão no mundo hoje, porque precisamos estar ancorados em Jesus e na Sua Palavra?