24.6.18

O Dia do Senhor

Domingo, 24 de Junho

Por mais que tenhamos a tendência de pensar na segunda vinda de Jesus como um ensinamento exclusivo do Novo Testamento, isso não é verdade. É evidente que recebemos uma revelação mais completa e substancial da verdade em torno da segunda vinda de Cristo apenas após a primeira vinda, morte, ressurreição e ascensão de Jesus. Entretanto, como ocorre com tantas outras coisas no Novo Testamento, o Antigo Testamento revela alguns indícios e prenúncios desta verdade fundamental muito antes desse acontecimento. Ao falar da segunda vinda de Cristo, os autores do Novo Testamento não revelaram uma verdade nova. Em vez disso, eles ampliaram uma verdade que já tinha sido revelada na Bíblia. Somente hoje, à luz do Salvador crucificado e ressurrecto, a promessa da segunda vinda de Jesus pode ser mais plenamente compreendida e apreciada.

1. Leia Isaías 13:6 e 9, Zacarias 14:9 e Daniel 12:1. O que ensinam estes textos sobre a segunda vinda de Jesus? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Os pecadores serão destruídos pela ira divina.

B.( ) O povo de Deus será destruído juntamente com os pecadores.

Certamente o “dia do Senhor” será um dia de destruição, sofrimento e confusão para os perdidos. Mas também será um dia de libertação para todo o povo de Deus, os que forem achados inscritos no livro (veja também Filipenses 4:3; Apocalipse 3:5; 13:8). Este tema – o “dia do Senhor” como um momento de juízo contra os ímpios, mas também um tempo em que os fiéis de Deus serão protegidos e recompensados – encontra-se no Antigo Testamento. Alguns enfrentarão “o furor da ira do Senhor”; no entanto, aqueles que atenderem ao chamado para buscar a justiça e a humildade encontrarão “abrigo no dia da ira do Senhor” (Sofonias 2:1-3).

2. Leia Mateus 24:30 e 31. Como mostram estes versos a mesma separação entre os perdidos e os salvos na segunda vinda de Jesus?

À medida que os eventos finais se desenrolam, o lado em que estamos vai-se tornar cada vez mais evidente. Que escolhas devemos fazer hoje para estarmos do lado certo?