25.6.18

Daniel e a Segunda Vinda de Cristo

Segunda-feira, 25 de Junho

Muitos judeus no tempo de Cristo esperavam que o Messias derrotasse os romanos e estabelecesse Israel como a nação mais poderosa do mundo. No entanto, esse não era o propósito do primeiro e do segundo advento de Jesus. Deus tem algo muito maior para o Seu povo fiel do que apenas uma reorganização deste mundo pecaminoso e caído.

Talvez nenhuma outra passagem do Antigo Testamento revele tão claramente como Daniel 2 a verdade de que o novo mundo não será uma evolução do antigo, mas uma criação nova e radicalmente diferente.

Daniel 2 revela o surgimento e a queda de quatro grandes impérios mundiais – Babilônia, Média-Pérsia, Grécia e, finalmente, Roma, que depois se divide nas nações da Europa moderna. Contudo, o sonho de Nabucodonosor a respeito da estátua (que simboliza a sucessão desses quatro grandes poderes mundiais) termina de maneira espetacular, revelando a grande diferença entre este mundo e o que virá depois da volta do nosso Senhor Jesus Cristo.

3. Leia Daniel 2:34, 35, 44 e 45. Qual será o destino deste mundo? Qual será a natureza da nova Terra? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Este mundo será transformado pela humanidade e evoluirá para melhor.

B.( ) Deus destruirá e recriará este mundo. A nova Terra será eterna.

Não há ambiguidade nestes versos acerca do que ocorrerá quando Jesus voltar. Em Lucas 20:17 e 18, Jesus identificou-Se com a pedra que esmiuçará tudo o que resta deste mundo. O texto aramaico de Daniel 2:35 diz que, depois que o ouro, a prata, o bronze, o ferro e o barro foram esmiuçados, eles “se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios.” Ou seja, após o retorno de Cristo, não restará nada deste velho mundo.

Entretanto, a pedra que destruiu todos os vestígios deste nosso mundo “se tornou em grande montanha, que encheu toda a Terra”. E o novo reino, que surgirá como resultado da segunda vinda de Jesus, “não será jamais destruído” e “subsistirá para sempre” (Daniel 2:44).

Apenas um destes dois destinos aguarda todo o ser humano que viveu neste planeta. Ou estaremos com Jesus pela eternidade, ou seremos reduzidos à inexistência, desaparecendo com a palha deste mundo. De uma maneira ou de outra, a eternidade aguarda-nos a todos.