18.6.18

Caiu! Caiu a Grande Babilônia!

Segunda-feira, 18 de Junho

Por mais corrupta e abrangente que tenha sido a influência de Babilônia no mundo, o livro de Apocalipse ensina que um dia ela será completamente destruída.

3. Leia Apocalipse 18:1 a 10. O que revelam estes versos sobre “a grande Babilônia”?

A segunda mensagem angélica (Apocalipse 14:8) sobre a queda de Babilônia é repetida em Apocalipse 18:2. É uma expressão do quanto esta entidade se tornou corrupta.

“A Escritura Sagrada declara que Satanás, antes da vinda do Senhor, operará ‘com todo o poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano da injustiça’; e os que ‘não acolheram o amor da verdade para serem salvos’ serão deixados à mercê da ‘operação do erro, para darem crédito à mentira’ (2 Tessalonicenses 2:9-11). A queda de Babilônia completar-se-á quando esta condição for atingida, e a união da igreja com o mundo se tiver consumado em toda a cristandade. A mudança é gradual, e o pleno cumprimento de Apocalipse 14:8 está ainda no futuro.” Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 389, 390

Se este “pleno cumprimento” aconteceu nos nossos dias, só Deus sabe. Mas o que sabemos é que, de acordo com estes textos, a Babilônia espiritual enfrentará um dia o juízo de Deus por causa da sua grande maldade. “Porque os seus pecados se acumularam até ao Céu, e Deus Se lembrou dos atos iníquos que ela praticou” (Apocalipse 18:5). Esta expressão também reflete a linguagem do Antigo Testamento a respeito da antiga Babilônia (veja Jeremias 51:9), e significa que a hora do juízo certamente virá.

O juízo futuro não deve ser surpreendente. Afinal, a Babilônia dos tempos antigos enfrentou o juízo (veja Daniel 5). A Escritura deixa muito claro, em diversas passagens, que um dia todos terão que responder por suas ações, inclusive Babilônia. Como é animador saber que, como cristãos, temos um Intercessor que nos defenderá nesse juízo (1 João 2:1; Daniel 7:22). Caso contrário, o nosso destino não seria melhor que o de Babilônia.

Toda a injustiça e iniquidade que parecem ficar impunes hoje, um dia enfrentarão a retribuição final de Deus. Encontra conforto nesta promessa?