12.6.18

A Besta e a Falsa Adoração

Segunda-feira, 11 de Junho

3. De acordo com Apocalipse 13:17; 14:9 e 10; 16:2, porque é importante evitar a “marca da besta”?

Receber o vinho da cólera de Deus, preparado sem mistura; ser castigado pelas sete últimas pragas e, no final, ser lançado no lago de fogo. Que contraste em relação aos que recusaram a marca da besta e se encontram no mar de vidro, cantando triunfantemente louvores a Deus e ao Cordeiro!

Que marca é esta que ninguém gostaria de receber? Claramente, os versos anteriores relacionam-na com a falsa adoração. Além disso, como vimos numa lição anterior, o poder do quarto animal de Daniel 7 (também retratado como a besta do mar em Apocalipse 13), na sua última fase, cuidaria “em mudar os tempos e a lei” (Daniel 7:25). Uma lei que esse poder cuidou em mudar foi o sábado, o quarto mandamento – o único dos dez que se refere ao tempo e aponta diretamente para Deus como Aquele que fez “os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou” (Êxodo 20:11).

Significativamente, a primeira mensagem angélica remete-nos a esse mandamento que o poder da besta tentou mudar, e deixa claro que devemos adorar somente o Senhor como Criador. De facto, dos sete versos que se referem à adoração em Apocalipse 12 a 14, Apocalipse 14:7 é o único que fala da verdadeira adoração; os outros seis advertem contra a falsa adoração à besta e à sua imagem (Apocalipse 13:4, 8, 12, 15; 14:9, 11). Imediatamente após a descrição do terceiro anjo sobre o destino dos que participam desta falsa adoração, os verdadeiros adoradores de Deus são descritos: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12).

Noutras palavras, a proclamação destas três mensagens separará toda a humanidade em dois grupos: aqueles que adoraram o Criador, guardando todos os Seus mandamentos, inclusive a observância do sábado, e os que adoraram a besta e a sua imagem. Uma alternativa, portanto, à adoração ao Criador mediante a guarda do mandamento do sábado é esta falsa forma de adoração.

Reflita sobre a relação entre adoração e fidelidade. Que aspectos da adoração são essenciais para mostrarmos a nossa fidelidade a Deus?