10.3.18

Dívida: uma decisão diária

Lição 11, 10 a 17 de Março


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei” Romanos 13:7, 8


Às vezes pode ter a felicidade de encontrar alguém disposto a emprestar-lhe dinheiro. Talvez essa pessoa faça isso com uma motivação pura, ou seja, ela realmente deseja ajudá-lo a sair de um aperto financeiro. Mas, na maioria dos casos, não é a bondade do coração que leva as pessoas a emprestar-lhe dinheiro. Elas emprestam dinheiro porque querem ganhar mais dinheiro em troca.

Devemos fazer tudo o que pudermos para evitar contrair dívidas. É claro que, em certas circunstâncias, como comprar uma casa ou um carro, construir uma igreja ou estudar, precisamos pedir dinheiro emprestado. Mas isso deve ser feito com muita sabedoria e prudência, com a intenção de sair da dívida da maneira mais rápida possível.

No entanto, temos que ter cuidado. Gastar um dinheiro que não temos é a porta de entrada do povo de Deus para uma vida em “que a cobiça e o amor às coisas terrestres sejam o traço predominante de seu caráter. Enquanto predominarem esses traços, a salvação e a graça estarão para trás” (Ellen G. White, Primeiros Escritos, p. 267).

Devemos desenvolver as nossas habilidades e competências para que permaneçamos disciplinados e façamos tudo o que pudermos para evitar dívidas. Nesta semana, examinaremos o que a Bíblia diz sobre dívidas.