26.2.18

Mordomos da graça de Deus

Segunda-feira, 26 de Fevereiro

2. De acordo com Efésios 2:8, que mais recebemos de Deus?

A.( ) Graça.

B.( ) Condenação.

A Graça é um “favor imerecido”. É um dom que não merecemos. Deus derramou a Sua graça neste planeta e, se não a rejeitarmos, ela alcançará e transformará a nossa vida, agora e na eternidade. Toda a riqueza e o poder do Céu estão contidos no dom da graça (2 Coríntios 8:9). Até mesmo os anjos ficam maravilhados com este dom supremo (1 Pedro 1:12).

Não há dúvida: de tudo o que Deus nos concede, a graça que nos é concedida em Jesus Cristo é o dom mais precioso de todos. Sem a graça, não teríamos esperança! O doloroso impacto do pecado sobre a humanidade é grande demais para que os seres humanos se libertem dele sozinhos. Nem mesmo a obediência à lei de Deus nos poderia trazer vida. “É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei” (Gálatas 3:21). Afinal, se alguma lei nos pudesse salvar, seria a lei de Deus. Mas Paulo disse que nem mesmo esta lei seria capaz de nos redimir. Só podemos ser salvos pela graça.

3. Leia 1 Pedro 4:10. Qual é a relação entre mordomia e graça? Como é que o ato de devolver a Deus o que Lhe pertence e doar aos outros manifesta a graça divina?

Pedro disse que, visto que recebemos o dom da graça de Deus, em retribuição, devemos ser “despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pedro 4:10). Deus concedeu-nos dádivas; portanto, precisamos dar do que nos foi dado. O que recebemos pela graça não é apenas para a nossa satisfação e benefício, mas para a promoção do evangelho. De graça nos foi dado (é isso o que a graça significa); gratuitamente, então, precisamos doar de todas as maneiras que pudermos.

Pense em tudo que recebeu de Deus. De que maneira pode ser um mordomo da graça que foi lhe dada gratuitamente?