31.3.22

O Sábado - A Criação Da Humanidade

Terça-feira, 29 de Março


3. Leia Génesis 2:2, 3 e Êxodo 20:8-11. Porque é que o Sábado está relacionado com a criação? Como é que isto afecta o nosso modo de observar esse dia?

Foi precisamente por ter concluído a criação que Deus instituiu o Sábado, que é, portanto, a expressão da nossa fé, pois cremos que o Criador concluiu a Sua obra e considerou tudo “muito bom”. Observar este dia é unir-se ao Criador no reconhecimento do valor e da beleza da Sua criação.

Podemos descansar das nossas obras, tal como Deus descansou das Dele. A guarda do Sábado significa concordar com o “muito bom”, o que inclui o nosso corpo físico. Ao contrário de algumas crenças antigas (e modernas), nada nas Escrituras, Velho Testamento ou Novo Testamento, sugere que o corpo seja mau. Esse é um conceito pagão, não bíblico. Os observadores do Sábado são gratos pela criação, que inclui o seu próprio corpo. Por isso, desfrutam da criação e cuidam dela.

O Sábado, que marca o primeiro “fim” da história humana, é também um sinal de esperança para a humanidade sofredora e para os lamentos do mundo. É interessante que a ideia de obra acabada reaparece no fim da construção do santuário (Êxodo 40:33) e no fim da construção do templo de Salomão (1 Reis 7:40, 51) – ambos os lugares em que a lição do evangelho e da salvação foi ensinada.

Após a queda, o Sábado apontou para o milagre da salvação, que acontecerá somente através do milagre de uma nova criação (Isaías 65:17; Apocalipse 21:1). Este dia é um sinal no fim da semana humana de que o sofrimento e as provações deste mundo também terão fim.

Por causa da esperança simbolizada no Sábado, Jesus escolheu este dia como o mais apropriado para curar os doentes (Lucas 13:13-16). Ao contrário das tradições às quais os líderes estavam presos, através das curas aos Sábados Jesus indicava o tempo em que toda a dor, sofrimento e morte acabariam, o que é a conclusão do processo da salvação. Portanto, cada Sábado aponta para a esperança da redenção.

Ao descansarmos no dia de Sábado, em que sentido experimentamos o descanso e a salvação em Jesus no presente, que se cumprirá, em última instância, na criação de novos céus e da nova Terra?

Quarta-feira, 30 de Março


Os seres humanos são o clímax da criação, a razão pela qual a Terra foi feita.

4. Leia Génesis 1:26-29 e 2:7. Qual é a ligação entre as duas versões diferentes da criação da humanidade?

Apenas o ser humano foi criado à imagem divina (Génesis 1:25, 27). Com frequência, esta fórmula tem sido limitada à natureza espiritual dos humanos, ou seja, à ideia de que a “imagem de Deus” significa apenas a função administrativa de O representar, ou a função espiritual de relacionamento com Ele ou com os outros.

Embora estas interpretações sejam correctas, não abrangem a importante realidade física da criação. Ambas as dimensões estão, realmente, incluídas nas duas palavras, “imagem” e “semelhança”, que descrevem este processo em Génesis 1:26. Enquanto a palavra hebraica tselem, “imagem”, se refere à forma concreta do corpo físico, a palavra demut, “semelhança”, refere-se às qualidades abstractas que são comparáveis à Pessoa divina.

A noção hebraica da “imagem de Deus” deve ser entendida no sentido integral da visão bíblica da natureza humana. O texto afirma que homens e mulheres foram criados à imagem de Deus física e espiritualmente. Ellen G. White escreveu: “Quando Adão saiu das mãos do Criador, trazia ele em sua natureza física, intelectual e espiritual, a semelhança de seu Criador.” - Educação, p. 15.

Esta compreensão completa da imagem de Deus, incluindo o corpo físico, é reafirmada no outro relato da criação, o qual diz que “o homem foi feito alma vivente” (Génesis 2:7), literalmente, “uma alma vivente” (nefesh), como resultado de duas operações divinas: Deus “formou” e Deus “soprou”. Observe que o “fôlego” refere-se muitas vezes à dimensão espiritual, mas também está intimamente ligado à capacidade biológica de respirar, a parte do homem formada “do pó da terra”. É o “fôlego de vida”, isto é fôlego (espiritual) e vida (física).

Mais tarde Deus fez uma terceira operação, desta vez para criar a mulher a partir do corpo do homem (Génesis 2:21, 22), uma forma de enfatizar que ela é da mesma natureza do homem.