1.1.20

O Calendário de Deus

Quarta-feira, 01 de Janeiro 

Outro conceito importante que precisamos ter em mente ao estudarmos o livro de Daniel é a abordagem historicista das profecias apocalípticas. O historicismo pode ser compreendido melhor se comparado com as visões opostas do preterismo, futurismo e idealismo. 

O preterismo tende a ver os eventos proféticos anunciados em Daniel como tendo acontecido no passado. O futurismo afirma que as mesmas profecias ainda aguardam um cumprimento. O idealismo, por sua vez, sustenta que as profecias apocalípticas sejam símbolos de realidades espirituais gerais sem quaisquer referentes históricos específicos. 

Em contrapartida, o historicismo defende que, nas profecias apocalípticas, Deus revela uma sequência histórica ininterrupta, desde a época do profeta até ao tempo do fim. Ao estudarmos o livro de Daniel, observaremos que cada visão principal do livro (Daniel 2; 7; 8; 11) repete este esboço histórico a partir de diferentes perspectivas e com novos detalhes. Os pioneiros adventistas, incluindo Ellen G. White, entendiam as profecias bíblicas de Daniel e Apocalipse a partir de uma abordagem historicista. 

5. Leia Números 14:34 e Ezequiel 4:5, 6. O que representa geralmente um “dia” em linguagem profética? 

Ao estudarmos o livro de Daniel, também devemos ter em mente que o tempo profético é medido de acordo com o princípio do dia/ano. Ou seja, um dia na profecia geralmente equivale a um ano no tempo histórico real. Assim, por exemplo, a profecia das 2.300 tardes e manhãs deve ser entendida como referência a 2.300 anos (Daniel 8:14). De forma semelhante, a profecia das 70 semanas deve ser entendida como sendo 490 anos (Daniel 9:24-27). 

Esta escala de tempo parece correta por algumas razões: (1) Já que as visões são simbólicas, os tempos indicados também devem ser simbólicos; (2) Visto que os eventos descritos nas visões se desdobram por longos períodos de tempo, e mesmo até ao “tempo do fim” em alguns casos, os períodos relacionados a estas profecias devem ser interpretados da mesma forma; (3) O princípio do dia/ano é confirmado em Daniel. Um exemplo claro é a profecia das 70 semanas, que se estendeu dos dias do rei Artaxerxes até há vinda do Messias. Portanto, o modo mais evidente e correto de entender os períodos proféticos apresentados em Daniel é ­interpretá-los de acordo com o princípio do dia/ano. 

Algumas destas profecias de tempo abrangem centenas, até milhares de anos. O que nos deve ensinar isto sobre paciência?