Quarta-feira, 08 de Janeiro
Daniel e os seus companheiros foram escolhidos para o serviço real porque se encaixavam no perfil estabelecido por Nabucodonosor. De acordo com o rei, os oficiais do palácio deviam ser “sem nenhum defeito” e de “boa aparência” (Daniel 1:4). Curiosamente, os sacrifícios e as pessoas que serviam no santuário não deviam ter “defeito” (Levítico 21:16-24; 22:17-25). O rei da Babilónia parecia comparar-se ao Deus de Israel na medida em que ele exigia qualificações semelhantes para aqueles que serviam no seu palácio. Por outro lado, estas qualificações podem sugerir casualmente que Daniel e os seus compatriotas teriam sido sacrifícios vivos para o Senhor ao enfrentarem os desafios do Império Babilónico.
4. Leia Gálatas 2:19, 20, Mateus 16:24-26 e 2 Coríntios 4:17. De acordo com estes versos, como podemos permanecer fiéis no meio das tentações que enfrentamos?
Deus honrou a lealdade dos quatro cativos hebreus e, no final dos dez dias, eles pareciam mais saudáveis e mais nutridos do que os outros que comeram da mesa real. Assim, Deus concedeu aos Seus quatro servos “o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria”, e somente a Daniel o Senhor “deu inteligência de todas as visões e sonhos” (Daniel 1:17). Este dom desempenhou uma função significativa no ministério profético de Daniel.
Assim como Deus honrou a fé dos seus servos na corte de Babilónia, Ele dá-nos sabedoria ao enfrentarmos os desafios do mundo. A partir da experiência de Daniel e dos seus companheiros, percebemos que é realmente possível permanecer incontaminados dos elementos corruptores da nossa sociedade. Também aprendemos que não nos precisamos isolar da sociedade e da sua vida cultural para servir a Deus. Daniel e os seus companheiros não viveram apenas no meio duma cultura fundamentada em mentiras, erros e mitos, mas foram instruídos nessas mentiras, erros e mitos. Contudo, eles permaneceram fiéis.
Não importa onde vivamos, enfrentamos o desafio de permanecer fiéis ao que acreditamos entre influências culturais e sociais contrárias a essa crença. Identifique as influências negativas na sua cultura. Está a resistir a essas influências?