4.1.20

De Jerusalém a Babilónia

Lição 2, 04 a 10 de Janeiro 


Sábado à tarde 

VERSO ÁUREO: “Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos.” Daniel 1:17 

LEITURAS DA SEMANA: 2 Reis 21:10-16; Daniel 1; Gálatas 2:19, 20; Mateus 16:24-26; 2 Coríntios 4:17; Tiago 1:5 

A Bíblia não se esquiva de mostrar as fraquezas da humanidade caída. De Génesis 3 em diante, a pecaminosidade humana e os seus tristes resultados são revelados com destaque. Ao mesmo tempo, também vemos casos de pessoas que demonstraram grande fidelidade a Deus, mesmo quando confrontadas com incentivos poderosos para serem qualquer coisa, menos fiéis. E alguns dos exemplos mais intensos desta fidelidade encontram-se no livro de Daniel. 

Entretanto, ao estudarmos este livro, tenhamos em mente que o verdadeiro herói da narrativa é Deus. Estamos tão acostumados com histórias que enfatizam a fidelidade de Daniel e dos seus amigos que nos podemos esquecer de exaltar a fidelidade Daquele que guiou e sustentou aqueles quatro jovens ao enfrentarem o poder e a sedução do Império Babilónico. Ser fiel já é um grande desafio no nosso país e na nossa localidade, quanto mais quando enfrentamos a pressão de um país, cultura e religião estrangeiros. Mas os protagonistas humanos enfrentam os desafios porque, como o apóstolo Paulo, eles sabem em quem têm crido (2 Timóteo 1:12) e confiam Nele.