Domingo, 05 de Janeiro
À primeira vista, o livro de Daniel começa com um tom de derrota sombrio. Judá tinha-se rendido a Nabucodonosor e os utensílios do templo tinham sido levados de Jerusalém para a terra de Sinar. A palavra Sinar aparece na Bíblia em Génesis 11:2 como sendo a localização da Torre de Babel. Sinar é um indício nefasto, pois faz alusão a um projeto firmado em aberta rebeldia a Deus. Porém, embora os construtores de Babel tivessem fracassado na tentativa de alcançar o céu, as aparências exteriores sugeriram que Nabucodonosor e os seus deuses, localizados na terra de Sinar, tinham dominado o Deus da aliança de Israel.
No entanto, as frases iniciais do livro de Daniel deixam claro que a derrota de Jerusalém não foi creditada ao poder superior do rei babilónico; em vez disso, ocorreu porque “O Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoaquim, rei de Judá” (Daniel 1:2). Muito antes, Deus tinha anunciado que, se o Seu povo O esquecesse e quebrasse a aliança, Ele os enviaria como cativos para uma terra estrangeira. Portanto, Daniel sabia que, por trás e além do poder militar de Babilónia, o Deus do Céu estava a comandar a marcha da História. Esta visão clara da soberania de Deus sustentou os jovens hebreus e deu-lhes força e coragem para enfrentar a tentação e a pressão do Império Babilónico.
1. Leia 2 Reis 21:10-16; 24:18-20 e Jeremias 3:13. Porque entregou Deus Judá e Jerusalém nas mãos dos babilónios?
Ao enfrentarmos os desafios do século 21, precisamos retomar a percepção de Deus tão vividamente refletida no livro de Daniel. De acordo com o profeta, o Senhor a quem servimos não apenas dirige as forças da História por Sua soberania, mas também intervém misericordiosamente na vida do Seu povo para conceder-lhe auxílio crucial em tempos de necessidade. E, como veremos mais adiante, Deus fará pelo Seu povo no tempo do fim o que fez pelos cativos hebreus, independentemente dos vários ataques a eles e à sua fé.
Que desafios enfrenta, de fontes externas, de dentro da igreja ou dos seus defeitos de caráter? Como se pode apoiar no poder de Deus para vencer o que à sua frente?