2.1.20

A Relevância Contemporânea de Daniel

Quinta-feira, 02 de Janeiro 

Embora tenha sido escrito há mais de 2.500 anos, o livro de Daniel continua a ser relevante para o povo de Deus no século 21. Vamos observar três áreas em que Daniel pode ser importante para nós. O livro mostra que: 

1) Deus continua a ser o soberano na nossa vida. Mesmo quando as coisas correm mal, o Senhor atua entre os caprichos humanos para beneficiar os Seus filhos. A experiência de Daniel em Babilónia tem semelhanças com a de José no Egito e a de Ester na Pérsia. Estes três jovens estavam cativos em países estrangeiros e sob o poder esmagador de nações pagãs. Ainda que eles parecessem fracos e abandonados por Deus, o Senhor fortaleceu-os e usou-os de forma poderosa. Ao enfrentar provações, sofrimentos e oposição podemos lembrar o que o Criador fez por Daniel, José e Ester. O Senhor continua a ser o nosso Deus, e Ele não nos abandona no meio das nossas provações e tentações. 

2) Deus dirige o curso da História. Às vezes sentimos-nos aflitos por este mundo confuso e sem propósito, repleto de pecado e violência. Mas a mensagem de Daniel é que Deus está no controle. Em cada capítulo do livro, a mensagem é enfatizada: o Senhor dirige o curso da História. Ellen G. White declarou: “Nos registos da história humana, o crescimento das nações e a ascensão e queda de impérios aparecem como dependendo da vontade e das façanhas do ser humano. O desenvolver dos acontecimentos parece, em grande parte, determinado pelo seu poder, capricho ou a sua ambição. Na Palavra de Deus, porém, a cortina é afastada, e podemos ver por detrás e acima, e em toda a marcha e contramarcha das paixões, do poder e dos interesses humanos a força de um Ser misericordioso, que executa, de forma silenciosa e paciente, as determinações da Sua própria vontade” (Educação, p. 173). 

3) Deus apresenta um exemplo para o Seu povo do tempo do fim. Daniel e os seus amigos servem como exemplos para a nossa vida numa sociedade que defende uma visão do mundo muitas vezes em desacordo com a da Bíblia. Quando pressionados a transigir com a sua fé e fazer concessões para com o sistema babilónico em áreas que negariam o seu compromisso com o Senhor, eles permaneceram fiéis à Palavra de Deus. A sua experiência de fidelidade e compromisso absoluto com o Senhor encoraja-nos ao enfrentarmos oposição e até mesmo perseguição por causa do evangelho. Ao mesmo tempo, Daniel mostra que é possível oferecer uma contribuição ao estado e à sociedade e permanecer comprometido com o Senhor. 

6. Que interesse tem Deus nas nossas lutas? Daniel 9:23; 10:11, 12; Mateus 10:29-31