Segunda-feira, 03 de Junho
Tal como o Sábado, o casamento é um dom de Deus para a humanidade que remonta ao Éden. E, como Adventistas do Sétimo Dia, sabemos o que o inimigo fez e continua a fazer tanto com o Sábado como com o casamento. Às vezes, até os melhores casamentos sofrem devido aos conflitos.
A seguir estão alguns princípios que ajudam os casais a lidar com estes problemas.
2. De acordo com Efésios 1:7, que princípio fundamental deve fazer parte de todos os casamentos?
Devemos perdoar, especialmente quando o nosso cônjuge não merece o nosso perdão. Qualquer um é capaz de perdoar a pessoa que, de alguma forma, faz algo para merecer o perdão. Na verdade, isto não é o perdão no sentido mais pleno. O verdadeiro perdão acontece quando perdoamos aqueles que não o merecem, como o Senhor nos perdoa mediante Cristo. Devemos fazer a mesma coisa. Caso contrário, o nosso casamento, se sobreviver (o que não é provável), parecerá um “purgatório”.
3. Que princípio fundamental encontramos também em Romanos 3:23?
Devemos aceitar que somos casados com um(a) pecador(a), com um ser que sofreu, em certa medida, danos emocionais, físicos e espirituais. Devemos acostumar-nos com isto. Aceite as falhas do seu cônjuge. Lide com esta realidade com muita oração. Pode ter que conviver com estas falhas, mas não precisa ficar obcecado por elas. Se fizer isso, elas o comerão vivo. Um Deus santo e perfeito, mediante Cristo, aceita-nos como somos. Nós, que não somos santos nem perfeitos, devemos fazer o mesmo com o nosso cônjuge.
Leia Filipenses 2:4-8. Que princípio importante nos ajuda no casamento e em todos os relacionamentos potencialmente problemáticos?