31.8.20

Os Pequenos Grupos nas Escrituras

Segunda-feira, 31 de Agosto


A Bíblia apresenta exemplos de organização comparáveis aos pequenos grupos modernos quanto à oração, comunhão, encorajamento e trabalho integrado. Isto dava ao povo de Deus a oportunidade de partilhar responsabilidades e utilizar os seus dons. Nos pequenos grupos o Senhor pode usar cada um de nós mais plenamente.

3. Leia Êxodo 18:21-25. Qual foi o conselho de Jetro que fez a diferença significativa para Moisés?

Cada indivíduo no acampamento tornou-se parte de um grupo de dez, liderado por um oficial piedoso. Esses pequenos grupos eram locais para a resolução de problemas, mas também eram lugares de comunhão em que os problemas podiam ser evitados e a vida espiritual nutrida. Eram lugares em que os planos de Deus para Israel podiam ser partilhados. As pessoas formavam relacionamentos que as ajudavam a lidar com os problemas que enfrentavam. Como ocorre hoje, naquela época as pessoas lutavam com coisas em que outros as poderiam ajudar. Os pequenos grupos oferecem oportunidades de comunhão acolhedora e atenciosa, de crescimento espiritual e de resolução de problemas.

Especialistas em pequenos grupos afirmam que o tamanho ideal para a interacção em grupo é entre seis e doze pessoas. Este foi o tamanho dos grupos de Moisés e Jesus.

4. Leia Lucas 6:12, 13, Mateus 10:1 e Marcos 3:13-15. Qual foi o duplo propósito de Jesus ao chamar os discípulos para o ministério do Seu pequeno grupo?

O propósito de Jesus em chamar os discípulos era prepará-los tanto espiritualmente como de maneira prática para a missão. Em comunhão com Cristo, eles cresceram em graça e aprenderam a ministrar com eficiência. Quando observavam Jesus a ministrar às necessidades das pessoas, aprendiam como usar os seus dons. O objectivo de Jesus era alimentar espiritualmente as pessoas e evangelizá-las.

Já se envolveu com um pequeno grupo de pessoas que se importavam uns com os outros e trabalhavam por um objectivo comum? Qual é o valor dos pequenos grupos para a nossa fé?