25.1.20

Do Orgulho à Humildade

Lição 5, 25 a 31 de Janeiro 


Sábado à tarde 

VERSO ÁUREO: “Quão grandes são os Seus sinais, e quão poderosas, as Suas maravilhas! O Seu reino é reino sempiterno, e o Seu domínio, de geração em geração” Daniel 4:3 

LEITURAS DA SEMANA: Daniel 4:1-37; Provérbios 14:31; 2 Reis 20:2-5; Jonas 3:10; Filipenses 2:1-11 

O orgulho tem sido considerado o verdadeiro pecado original. Ele foi manifestado primeiro em Lúcifer, um anjo nas cortes do Céu. Deus disse por intermédio de Ezequiel: “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; ­lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem” (Ezequiel 28:17). 

O orgulho levou à queda de Lúcifer, e agora Satanás usa esse orgulho para levar inúmeros outros à destruição. Somos todos seres humanos caídos, dependentes de Deus para a nossa existência. Todos os dons que temos, tudo o que fazemos com esses dons vêm somente de Deus. Portanto, como ousamos ser orgulhosos, jactanciosos ou arrogantes quando, na realidade, a humildade deveria dominar tudo o que fazemos? 

Levou muito tempo para que Nabucodonosor compreendesse a importância da humildade. Mesmo com o aparecimento do quarto homem na fornalha ardente, como vimos na lição da semana passada, o rei não mudou o rumo da sua vida. Apenas depois que Deus lhe tirou o reino e o enviou para viver com os animais do campo, o rei reconheceu a sua verdadeira condição.