15.1.20

A Estátua: Parte 2

Quarta-feira, 15 de Janeiro 

5. Leia mais uma vez o sonho e a sua interpretação (Daniel 2:31-49). O que nos ensina isto sobre a presciência de Deus acerca da História do mundo? 

A profecia expressa pelo sonho de Nabucodonosor apresenta um esboço profético geral e funciona como o parâmetro para abordar as profecias mais detalhadas de Daniel 7, 8 e 11. Além disto, Daniel 2 não é uma profecia condicional, mas uma profecia apocalíptica: uma predição definitiva do que Deus anteviu e realizaria no futuro. 

1. A cabeça de ouro representa Babilónia (626 – 539 a.C.). Realmente, nenhum outro metal podia representar melhor o poder e a riqueza do Império Babilónico do que o ouro. A Bíblia chama-a “a cidade dourada” (Isaías 14:4) e “um copo de ouro na mão do SENHOR” (Jeremias 51:7; compare com Apocalipse 18:16). Heródoto, antigo historiador, relatou que uma abundância de ouro embelezava a cidade. 

2. O peito e os braços de prata representam a Média-Pérsia (539 – 331 a.C.). Como a prata é menos valiosa que o ouro, o Império Medo-Persa nunca alcançou o esplendor do Império Babilónico. Além disso, a prata também era um símbolo apropriado para os persas porque eles usavam-a no seu sistema de tributação. 

3. O ventre e os quadris de bronze simbolizam a Grécia (331 – 168 a.C.). Ezequiel 27:13 descreve os gregos a negociar objetos de bronze. Os soldados gregos eram conhecidos pela sua armadura de bronze. Os seus capacetes, escudos e machados de batalha eram feitos deste metal. Heródoto afirmou que Psamético I, do Egito, viu nos invasores piratas gregos o cumprimento de um oráculo que prenunciava “homens de bronze vindos do mar”. 

4. As pernas de ferro representam apropriadamente Roma (168 a.C. – 476 d.C.). Como Daniel explicou, o ferro representava o poder esmagador do Império Romano, que durou mais do que qualquer um dos reinos anteriores. O ferro era um metal perfeito para representar o império. 

5. Os pés em parte de ferro e em parte de barro representam uma Europa dividida (476 d.C. – Segunda vinda de Cristo). A mistura do ferro com o barro apresenta uma imagem adequada do que aconteceu depois da desintegração do Império Romano. Embora tenham sido feitas muitas tentativas para unificar a Europa, desde alianças matrimoniais entre as casas reais até à atual União Europeia, a divisão e a desunião prevaleceram e, de acordo com a profecia, permanecerão assim até que Deus estabeleça o Reino Eterno.