10.7.20

Vidas transformadas fazem a diferença

Terça-feira, 07 de Julho


“Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus.” Atos 4:13

A igreja do Novo Testamento teve um crescimento explosivo. Foram baptizadas três mil pessoas no dia de Pentecostes (Atos 2:41). Mais outros milhares de pessoas foram acrescentados à igreja algumas semanas depois (Atos 4:4). As autoridades reconheceram rapidamente o que estava a acontecer. Os cristãos do Novo Testamento tinham estado com Cristo. Tiveram a vida transformada pela Sua graça e por isso não podiam ficar calados.

3. O que é relatado em Atos 4:1-20? O que aconteceu quando as autoridades tentaram silenciar Pedro e João? Qual foi a resposta deles?

Aqueles cristãos eram recém-convertidos e foram impelidos a contar a sua história. Pedro, um rude pescador, foi transformado pela graça de Deus. Tiago e João, filhos do trovão, que tinham dificuldade de controlar o seu temperamento, foram transformados pelo amor divino. Tomé, o cético, foi transformado pela misericórdia do Senhor. Cada um dos discípulos e membros da igreja primitiva tinha a própria história para contar, e não pôde ficar calado. Observe esta poderosa declaração de Ellen G. White no livro Caminho a Cristo: “Tão depressa uma pessoa se chegue para Cristo, nasce-lhe no coração o desejo de revelar aos outros que encontrou em Jesus; a salvadora e santificante verdade não lhe pode ficar encerrada no coração” (p. 78).

Observe também o que os líderes religiosos disseram no verso 16. Eles reconheceram abertamente a realidade do milagre que tinha sido realizado – o homem curado estava ali diante deles. Mesmo com tudo isto, eles recusaram mudar de atitude. Apesar desta oposição aberta, Pedro e João não recuaram do seu testemunho.

Qual é a relação entre conhecer e partilhar Cristo? Porque é que conhecer Jesus pessoalmente é tão essencial para podermos testemunhar Dele?