31.7.20

O Espírito Santo, a Palavra e o Testemunho

Quarta-feira, 29 de Julho


A Palavra de Deus estava no centro do testemunho da igreja do Novo Testamento. O sermão de Pedro no dia do Pentecostes foi, em grande parte, retirado do Antigo Testamento para provar que Cristo era o Messias. O testemunho de Estevão antes da sua morte recapitulava a história de Israel. Pedro referiu-se à “A palavra que [Deus] enviou aos filhos de Israel” (Atos 10:36) e depois partilhou com Cornélio o relato da ressurreição. Paulo referiu-se às grandes profecias messiânicas, e Filipe explicou ao etíope o significado da profecia de Isaías 53. Os discípulos proclamaram a Palavra de Deus, não a palavra deles. A Palavra inspirada era o fundamento da sua autoridade.

4. Leia Atos 4:4, 31; 8:4; 13:48, 49; 17:2; 18:24, 25. O que revelam estas passagens sobre a relação entre o Espírito Santo, a Palavra de Deus e o testemunho da igreja do Novo Testamento?

O Espírito Santo que inspirou as Escrituras atua mediante a Palavra para transformar vidas. Há poder vivificante na Bíblia, pois, através do Espírito, ela é a Palavra de Cristo viva.

5. Leia 2 Pedro 1:21 e Hebreus 4:12. Porque é que a Palavra de Deus é tão poderosa para transformar vidas?

“A energia criadora que trouxe à existência os mundos, está na Palavra de Deus. Esta Palavra comunica poder, gera vida. Cada ordenança é uma promessa; aceita voluntariamente, recebida na alma, traz consigo a vida do Ser infinito. Transforma a natureza, cria de novo a alma à imagem de Deus.” Ellen G. White, Educação, p. 126

A Bíblia tem poder para transformar porque o mesmo Espírito que a inspirou muda a nossa vida quando a lemos. Quando partilhamos a Palavra, o Espírito atua para transformar vidas com a Palavra que Ele inspirou. O Senhor prometeu abençoar a Sua Palavra, não as nossas palavras. O poder está na Bíblia, não na especulação humana.