20.7.20

Jesus: O Poderoso Intercessor

Segunda-feira, 20 de Julho


2. Leia Lucas 3:21; 5:16; 9:18. O que revelam estes textos sobre a relação entre a vida de oração de Jesus e a Sua efetividade no ministério?

A vida de Jesus foi de comunhão constante com o Seu Pai. No momento do Seu batismo, quando teve início o Seu ministério messiânico, Ele rogou pelo poder divino para cumprir o propósito do Céu. O Espírito Santo concedeu-Lhe poder para fazer a vontade do Pai e realizar a tarefa que estava diante Dele. Na multiplicação de alimento para os cinco mil, na cura do leproso, na libertação dos endemoninhados e em qualquer outra situação, Jesus reconhecia que, na batalha entre o bem e o mal, a oração é uma arma poderosa para derrotar as forças do inferno. A oração é um meio determinado pelo Céu para juntar as nossas incapacidades e fraquezas ao poder omnipotente de Deus. É um meio de nos elevarmos em direção ao Senhor, que pode tocar o coração daqueles por quem oramos.

3. Leia Lucas 22:31-34 e Hebreus 7:25. Que garantia deu Jesus a Pedro para o preparar para as tentações que ele ia enfrentar no futuro próximo? Que certeza é que Ele dá a cada um de nós quando enfrentamos tentações?

Os que ganham pecadores para Cristo são pessoas de oração. Jesus orou por Pedro. Ele assegurou ao apóstolo que, no momento da sua maior tentação, Ele ia estar a orar por ele. Satanás conhecia o potencial de Pedro para o avanço do reino de Deus. Planeava fazer tudo o possível para destruir a influência positiva deste discípulo de Jesus na igreja cristã. Mas em todas as suas tentações, Jesus estava a orar por Pedro, e as orações do Mestre foram respondidas. Que realidade emocionante reconhecer que o Salvador também ora por nós. Ele convida-nos a nos juntarmos a Ele nesta obra de oração de intercessão e a apresentar outros diante do Seu trono.

A nossa persistência em orar certifica que reconhecemos a nossa total e absoluta dependência de Deus para alcançar a pessoa por quem estamos a orar.

Por quem está a orar atualmente? Porque é tão importante nunca desistir, não importa o quanto a situação pareça difícil?