25.7.20

Capacitação do Espírito para Testemunhar

Lição 5, 25 a 31 de Julho


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” Atos 4:31


Quando Jesus ordenou aos primeiros cristãos: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho”, esta ordem deve ter parecido uma missão impossível (Marcos 16:15). Como poderiam eles cumprir um desafio tão grande? Eles estavam em número tão reduzido! Os seus recursos eram limitados. Aqueles homens e mulheres eram, em grande medida, um grupo de cristãos incultos. Mas eles tinham um Deus extraordinário que os capacitaria para a sua missão extraordinária!

Porém, Jesus tinha declarado: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8). O Espírito Santo ia habilita-los a partilhar a mensagem da cruz com um poder que transformaria pessoas e mudaria o mundo. Ele tornou eficaz o testemunho daqueles homens. Em poucas décadas, o evangelho impactou o mundo todo. O livro de Atos declara que aqueles primeiros cristãos alvoroçaram o mundo (Atos 17:6). O apóstolo Paulo acrescentou que o evangelho “foi pregado a toda criatura que há debaixo do Céu” (Colossenses 1:23). Na lição desta semana, vamos enfatizar especialmente a função do Espírito Santo de nos capacitar para testemunhar por Cristo.