26.6.20

Memória e Canção

Quinta-feira, 25 de Junho


“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119:11

Memorizar as Escrituras traz bênçãos multiplicadas. Quando guardamos passagens preciosas da Palavra de Deus na nossa mente, podemos reviver o que foi memorizado e aplicá-lo em circunstâncias novas e variadas. Desta maneira, a Bíblia impacta diretamente o nosso pensamento e as nossas decisões e influencia os nossos valores e comportamento. Memorizar as Escrituras traz a Bíblia à vida na nossa experiência diária. Além disto, ajuda-nos a adorar a Deus e a ter uma vida fiel de acordo com a Palavra.

Memorizar as Escrituras, palavra por palavra, é uma tremenda salvaguarda contra enganos e falsas interpretações. Memorizar a Bíblia habilita-nos a citá-la, mesmo quando não a temos à disposição. Isto pode-se tornar um tremendo poder para o bem em situações em que surgem tentações ou quando nos deparamos com desafios adversos. Relembrar as promessas de Deus e fixar a nossa mente na Sua Palavra, e não nos nossos problemas, eleva os nossos pensamentos a Deus, que tem mil maneiras de ajudar quando não vemos nenhuma.

5. Leia Efésios 5:19 e Colossenses 3:16. De que maneira cantar a Palavra de Deus firma e fortalece as Escrituras na nossa mente?

Cantar as palavras da Bíblia também pode ser uma forma poderosa de memorizar o texto das Escrituras. No cântico, as palavras da Bíblia são lembradas mais facilmente. Combinar as palavras das Escrituras com belas melodias faz com que elas fiquem ancoradas nos nossos pensamentos com maior firmeza e será um meio eficaz de dissipar a nossa ansiedade. As passagens bíblicas relacionadas às melodias simples, mas harmoniosas, podem ser facilmente cantadas e memorizadas por crianças e adultos. As Escrituras foram a inspiração para numerosos e mundialmente famosos oratórios, sinfonias e outras músicas que moldaram e influenciaram a cultura cristã ao longo dos séculos. Composições que elevam a nossa mente e dirigem os nossos pensamentos a Deus e à Sua Palavra são uma maravilhosa bênção e influência positiva na nossa vida.

“A música faz parte do culto de Deus, nas cortes celestiais, e devemos esforçar-nos, em nossos cânticos de louvor, por nos aproximar tanto quanto possível da harmonia dos coros celestiais.” Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 439.1