14.6.20

Lidar Com Passagens Bíblicas Difíceis

Lição 12, 13 a 19 de Junho


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.” 2 Pedro 3:15, 16


Ao discutir as cartas do apóstolo Paulo, Pedro escreveu que nelas e em algumas outras partes das Escrituras existem “pontos difíceis de entender” (2 Pedro 3:16). Estas palavras são deturpadas ou modificadas por pessoas “indoutas e inconstantes [...] para sua própria perdição.” (2 Pedro 3:16). Pedro não disse que todas as coisas são difíceis de entender, mas que apenas algumas são.

E sabemos isto, não é? Que leitor sincero da Bíblia não se deparou já com textos que parecem estranhos e difíceis de entender? Certamente, em algum momento, já tivemos todos esta experiência.

Por isso, vamos examinar nesta semana, não tanto textos difíceis em si, mas quais podem ser as razões para estes desafios e de que maneira, como fiéis investigadores da verdade da Palavra de Deus, podemos solucioná-los. Algumas destas declarações desafiadoras podem nunca ser esclarecidas aqui na Terra. Ao mesmo tempo, a maioria dos textos da Bíblia não apresentam dificuldades, e não devemos permitir que um pequeno número de textos difíceis enfraqueça a nossa confiança na fidedignidade e autoridade da Palavra de Deus como um todo.