1.6.20

Isaías, Ezequias e Senaqueribe

Segunda-feira, 01 de Junho

2. Leia Isaías 36:1-3; 37:14-38. Neste relato de uma forte campanha assíria contra Judá, como é que Deus libertou o Seu povo?

Em 701 a.C., Senaqueribe atacou Judá. O relato foi registado nas Escrituras. Esta história também foi relatada de várias maneiras pelo próprio Senaqueribe. Nos seus anais históricos, descobertos na capital de Nínive, ele vangloriou-se: “Sitiei e conquistei quarenta e seis das cidades fortificadas [de Ezequias] e inúmeras aldeias menores na sua vizinhança.” No palácio de Senaqueribe, em Nínive, ele celebrou o facto de ter derrotado a cidade de Laquis, na Judeia, cobrindo as paredes de uma sala central do palácio com representações em alto-relevo do seu cerco e batalha contra a cidade.

Escavações recentes em Laquis descobriram os escombros da imensa destruição da cidade, que aconteceu quando ela foi queimada por Senaqueribe. Mas Jerusalém foi miraculosamente poupada. Senaqueribe pôde ­vangloriar-se apenas disto: “Quanto a Ezequias, o judeu, eu o encerrei na sua cidade como um pássaro numa gaiola.” Não há descrição de uma destruição de Jerusalém no período assírio nem relato sobre cativos levados à escravidão.

Realmente Jerusalém foi sitiada, mas a Bíblia regista que o cerco durou apenas um dia, quando o Anjo do Senhor livrou o Seu povo. Como Isaías tinha predito: “Pelo que assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, ou levantará contra ela tranqueira. Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; mas nesta cidade não entrará, diz o Senhor. Porque eu ampararei esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.” (Isaías 37:33-35).

É interessante que apenas Laquis tenha sido preeminentemente representada em Nínive, a capital assíria. Não foram encontrados registos de Jerusalém nas paredes do palácio. Senaqueribe podia orgulhar-se apenas de ter derrotado Laquis. A prova final entre o Deus do Céu e os deuses dos assírios foi demonstrada na libertação do povo de Deus. Ele viu os atos de agressão da Assíria e ouviu a oração de Ezequias. Deus age na História.

Como se pode lembrar de que o Deus que tão miraculosamente libertou Israel naquele tempo é o mesmo Deus a quem ora, em quem confia e de quem depende?