17.6.20

Abordagem Humilde

Terça-feira, 16 de Junho

3. Leia Tiago 4:6-10; 2 Crónicas 7:14; e Sofonias 3:12. Porque é que a humildade é importante quando tentamos entender passagens difíceis das Escrituras?


Muitas pessoas chegaram à maravilhosa compreensão e humilhante percepção de que são dependentes de algo e de alguém além de si mesmas. Elas percebem que não são o padrão de todas as coisas. Estas pessoas valorizam mais a verdade do que a necessidade do ego de estar certas e estão cientes de que a verdade não é criada por elas mesmas, mas é aquilo que as confronta. Talvez a maior verdade compreendida por estas pessoas seja o quanto elas realmente sabem pouco da verdade. Como Paulo descreveu, tais indivíduos sabem que veem “por espelho em enigma” (1 Coríntios 13:12).

Os benefícios desta humildade de pensamento são múltiplos: o hábito da investigação humilde é a base de todo o crescimento no conhecimento, pois gera uma liberdade que produz naturalmente um espírito ensinável. Isto não significa que as pessoas humildes estejam frequentemente necessariamente erradas, nem que elas mudem sempre de ideia e nunca tenham uma convicção firme. Significa apenas que são submissas à verdade bíblica. Elas estão cientes das limitações do seu conhecimento e, portanto, são capazes de o expandir e de aumentar a sua compreensão da Palavra de Deus de uma forma que a pessoa intelectual, arrogante e orgulhosa não fará.

“Todos os que se dirigirem à Palavra de Deus em busca de orientação, com espírito humilde e indagador, decididos a conhecer as condições da salvação, compreenderão o que dizem as Escrituras. Mas os que trazem para a investigação da Palavra um espírito que ela não aprova, tirarão da pesquisa um espírito que ela não comunicou. O Senhor não falará à mente que é indiferente. Ele não desperdiça Sua instrução com alguém que voluntariamente é irreverente ou corrupto. Mas o tentador instrui a todas as mentes que se rendem às suas sugestões e estão dispostas a invalidar a santa lei de Deus.

Precisamos humilhar o coração e examinar a Palavra da Vida com sinceridade e reverência; pois só a mente que é humilde e contrita pode ver a luz.” Ellen G. White, The Advent Review and Sabbath Herald, 22 de agosto de 1907 – E Recebereis Poder, p. 108.2

Como podemos equilibrar correctamente a humildade e a certeza? Por exemplo, como responderia à acusação: “Como podem os adventistas do sétimo dia ter tanta certeza de que estão certos sobre o sábado e que a maioria das pessoas está errada”?