10.11.19

O Nosso Deus Perdoador

Lição 7, 09 a 15 de Novembro 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” Provérbios 28:13 

LEITURAS DA SEMANA: Neemias 9; Daniel 9:4-19; Colossenses 1:16, 17; Romanos 5:6-8 

Depois do fim da Festa dos Tabernáculos (Sukkot), os líderes reuniram o povo novamente. Eles tinham acabado de celebrar; agora era hora de voltar à obra inacabada de arrependimento e confissão dos seus pecados diante de Deus. Anteriormente, os líderes tinham mandado que o povo parasse de se lamentar e de ficar triste por causa dos seus erros, mas isto não significava que a lamentação e a confissão não fossem importantes. Agora que tinham celebrado as festas era hora de passar a uma apropriada confissão. 

A ordem dos eventos aqui apresentados não significa necessariamente que a alegria e a confissão tenham sempre esta sequência; nem significa que apenas a ordem inversa deva ser seguida. Embora a confissão possa vir primeiro, seguida pela celebração, esta talvez deva vir em primeiro lugar na nossa vida. Afinal, Romanos 2:4 declara que é a bondade de Deus que nos leva ao arrependimento. A Sua bondade, então, deve suscitar louvor e celebração, enquanto também nos lembra de que precisamos que Deus nos perdoe, purifique e recrie.