11.11.19

O Início da Oração

Segunda-feira, 11 de Novembro 

A resposta do povo à leitura da Bíblia foi uma oração longa que narra a bondade de Deus em contraste com a história da incredulidade de Israel. Podemos observar que a resposta parece mais um sermão do que uma oração, porque quase todos os versos têm um paralelo em alguma passagem da Bíblia. 

2. Leia Neemias 9:4-8. Quais são os principais assuntos em que a oração se concentra nestes versos? Porquê? 

Na primeira parte da oração, o povo louvou a Deus e, especificamente, o Seu nome. Na cultura hebraica, um nome não era apenas a maneira pela qual as pessoas chamavam alguém, mas dava a essa pessoa identidade. Portanto, o louvor ao nome de Deus é significativo porque demonstra ao mundo que esse é um nome digno de louvor e honra. Esse é o nome do Senhor do Universo. A oração começa com a adoração a Deus como Criador e Mantenedor de todas as coisas (Neemias 9:6; veja também Colossenses 1:16, 17). Preservar vem de um verbo hebraico que significa “manter vivo”. 

Aquele que criou todas as coisas escolheu Abraão, um ser humano que não era de maneira nenhuma especial, a não ser pelo “seu coração fiel”. Aparentemente Abraão teve falta de fé em muitas ocasiões, mas quando Deus solicitou que entregasse o seu filho, não vacilou (veja Génesis 22). Ele não aprendeu a ser fiel de um dia para o outro, mas durante a sua longa caminhada com Deus. No pensamento hebreu, o coração refere-se à mente. Noutras palavras, Abraão desenvolveu fidelidade de pensamento e ação, e Deus reconheceu-o por isso. 

As primeiras frases da oração concentram-se em Deus como (1) Criador, (2) Mantenedor e (3) Aquele que cumpre o que promete. Primeiro, o povo lembrou-se de quem Deus é: Ele é o Deus fiel, que nos criou, que nos preserva e que cumpre sempre as Suas promessas. Ter isto em mente ajuda-nos a manter a nossa vida em perspectiva e a confiar Nele mesmo nas situações mais difíceis, quando parece que Ele está distante e indiferente aos nossos desafios. 

Porque é a doutrina de Deus como o nosso Criador tão central à nossa fé? Afinal de contas, que outro ensinamento seria tão importante comparado a este, no qual somos ordenados por Deus a passar a sétima parte de cada semana lembrando-nos Dele como o nosso Criador?