24.11.19

O Deus da História

Domingo, 24 de Novembro 

1. Leia Esdras 1:9-11 e Daniel 1:1, 2. Como nos ajudam os versos de Daniel a entender aquilo de que Esdras estava a falar? 

O livro de Esdras fornece os detalhes, enquanto o de Daniel apresenta o contexto geral. Porém, juntos estes textos mostram que o Senhor está no controle. 

“A história das nações fala a nós hoje. Deus tem um lugar designado no Seu grande plano para cada nação e cada indivíduo. Homens e nações estão a ser hoje testados pelo prumo na mão Daquele que não erra. Por sua própria escolha, todos estão a decidir o seu destino, e Deus está a dirigir tudo para a realização dos Seus propósitos.” Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 536 

2. O que revela Daniel 5 sobre o juízo que sobreveio a Belsazar? 

Babilónia caiu em Outubro de 539 A.C., quando foi conquistada por Ciro, rei do exército Medo-Persa. Belsazar confiava erradamente no seu sucesso, luxo e fama. Ele era tão arrogante que tinha organizado um banquete extravagante na noite em que acabaria por morrer. A mão divina escreveu na parede do palácio que os seus dias tinham sido contados e estavam a chegar ao fim. Mesmo conhecendo o destino e a história de conversão do poderoso rei Nabucodonosor, ele não tinha aprendido a lição. É sempre trágico quando não atendemos às advertências de Deus e não seguimos a Sua instrução. 

O profeta Daniel esteve sempre ali, mas tinha sido ignorado. Quando perdemos o senso da santidade de Deus e da Sua presença na vida, seguimos um caminho acompanhado de complicações, problemas e tragédias, que acabam em morte. 

Depois de relatar ao rei a história de Nabucodonosor, Daniel disse: “Tu, Belsazar, que és o seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto” (Daniel 5:22). Como nos podemos assegurar de que não cometemos o mesmo tipo de erro de Belsazar? De que maneira a realidade da cruz nos pode manter humildes diante de Deus?