10.11.19

Jejum e Adoração

Domingo, 10 de Novembro 

1. Leia Neemias 9:1-3. Porque estava o povo a apartar-se de todos os estrangeiros? 

Embora Neemias desejasse muito que o povo associasse este momento com a alegria, ele conduziu a assembleia ao jejum. Eles humilharam-se perante Deus, deitaram pó na cabeça e vestiram pano de saco. Como os estrangeiros não tiveram participação no pecado coletivo do povo de Israel, os israelitas apartaram-se deles, pois sabiam que os seus pecados precisavam ser perdoados. Eles reconheceram os pecados da sua nação, que a levaram ao exílio. 

As suas orações e confissão coletivas demonstraram uma profunda compreensão da natureza do pecado. Os israelitas podiam ter ficado indignados com o facto de que os seus antecessores tinham falhado, levando toda a nação ao exílio. Ou podiam ter reclamado das escolhas dos líderes e da falta de piedade demonstrada pelas gerações anteriores, as quais os tinham conduzido à situação em que se encontravam naquele momento, sendo apenas um pequeno grupo de repatriados. No entanto, em vez de nutrirem ódio e mágoas, eles voltaram-se para Deus em humildade e confissão. 

De acordo com Neemias 9:3, os israelitas leram o Livro da Lei durante uma quarta parte do dia; na outra quarta parte, confessaram os seus pecados e adoraram a Deus. Essa era a terceira leitura da Torá, um texto importante na confissão, que deve ser fundamentada na verdade originada em Deus. Mediante a leitura da Bíblia, Deus aproxima-Se de nós, e o Espírito Santo pode falar conosco e ensinar-nos. A verdade da Sua Palavra molda o nosso pensamento e compreensão, encorajando-nos e elevando-nos. 

O povo também se entristeceu e chorou, pois passar tempo na santa presença de Deus tornou-o consciente da Sua beleza e bondade. Também é extraordinário o facto de que o Criador do Universo escolhe estar conosco, apesar da nossa indignidade. Portanto, percebemos que sem Deus na nossa vida e sem um compromisso com Ele vamos repetir os erros dos nossos antepassados espirituais. Apenas a atuação divina nos torna quem devemos ser. 

Leia Daniel 9:4-19. A oração e a confissão do profeta aplicam-se a nós hoje? O que nos revela a realidade desta aplicação individualmente e como igreja?