17.11.19

A Ideia da Aliança

Domingo, 17 de Novembro 

1. Leia Neemias 10:1-29 (e relembre Neemias 9:36-38). Quem estava a fazer esta aliança? Porque a fizeram? 

Embora apenas os líderes tivessem assinado o documento, o texto menciona explicitamente que todo “o restante do povo” se obrigou “num anátema e num juramento, de que andariam na lei de Deus” (Neemias 10:28, 29). O que havia de tão significativo na aliança a ponto de todos desejarem entrar num pacto com Deus? Para responder a esta pergunta, temos que voltar ao início e compreender a ideia bíblica de aliança. 

A aliança era importante porque fazia parte da história de Deus a lidar com a humanidade pecadora e demonstrava o Seu anseio por um relacionamento com o povo. Ela também permitia que o povo revelasse o seu desejo de se dedicar ao Senhor. 

A história bíblica da criação, em Génesis 1 e 2, revela não apenas a origem dos primeiros seres humanos, mas também o relacionamento entre eles e Deus, bem como entre eles mesmos. No entanto, o pecado rompeu todos esses relacionamentos. O pecado é a antítese da criação, trazendo a “descriação”, ou seja, a morte. 

A linhagem de Adão dividiu-se finalmente, visto que Caim escolheu o mal (Génesis 4:8-19), e Sete seguiu a Deus (Génesis 5:3-24). A genealogia de Caim culmina em Lameque (Génesis 4:17-19), o sétimo a partir de Adão, que introduziu a poligamia. A violência e a vingança do lado de Caim justapõem-se à linhagem fiel de Sete. A genealogia de Sete também foi especificada; o sétimo desta linhagem é Enoque, que “andou com Deus” (Génesis 5:24) e foi levado para o Céu. 

Infelizmente, o mundo seguiu mais o mal do que a Deus, e a descendência dos fiéis tornou-se muito pequena. Em breve não restaria nenhuma família através da qual Deus pudesse cumprir a Sua palavra ao enviar a Semente prometida para salvar a humanidade. Neste momento, Deus interveio com o Dilúvio. No entanto, este acontecimento foi mais uma “descriação” , a reversão e a destruição da vida. Ainda assim, Deus destruiu apenas o que o ser humano já tinha arruinado (Génesis 6:11-13). 

Já experimentou a realidade da força destrutiva do pecado? Como? Qual é o único poder contra o pecado e como nos podemos beneficiar dele?