29.11.20

Apenas o Senhor

Domingo, 29 de Novembro


Há provas da presença do Deus vivo na Sua criação. Esta afirmação tem sido repetida com tanta frequência que já se tornou um clichê. Quando consideramos, por exemplo, a intenção de Deus na criação deste mundo, que o ser humano deteriorou e arruinou, podemos aproximar-nos da melhor maneira de ensinar artes e ciências.

Considere o período de gestação humana, por exemplo. A biologia revela que a nova vida humana inteligente surge a partir de um óvulo fertilizado e desenvolve-se até a gestação completa após depois de meses. As marcas de um Criador amoroso estão presentes neste ciclo. A bondade de Deus pode ser vista no local em que o feto se desenvolve: logo abaixo do batimento constante do coração da mãe. À medida que o feto cresce, o mesmo acontece com o abdómen da mãe. A mulher grávida está sempre consciente do seu filho, assim como o nosso Pai celestial está sempre consciente dos Seus filhos.

1. O que revelam Romanos 1:18-21, Salmos 19:1-6 e Neemias 9:6 sobre a obra de Deus como nosso Criador?

Mesmo depois de 6.000 anos de pecado e milhares de anos depois da devastação mundial do Dilúvio, há provas poderosas não apenas de Deus como Criador, mas também do poder, amor e benevolência do Senhor. Esta prova é tão forte que Paulo, em Romanos 1:18-21, declarou que aqueles que rejeitam a Deus serão “indesculpáveis” no Dia do Juízo, pois podemos descobrir o suficiente sobre Ele a partir do que Ele criou. Noutras palavras, eles não poderão alegar ignorância!

Especialmente numa época em que muitas pessoas passaram a adorar a criação em vez do Criador, é crucial que a educação cristã nas artes e nas ciências trabalhe sempre partindo da premissa de que Deus é o Criador e Mantenedor de tudo o que existe. No fim, quaisquer ideologias e pressupostos que neguem ou excluam Deus levam apenas ao erro. A educação secular praticamente trabalha com a premissa de que não há Deus; a educação cristã não deve cair nesta armadilha, nem deve trabalhar ainda mais subtilmente a partir de princípios baseados na suposição de que Deus não existe. De qualquer uma destas maneiras, o ser humano acabará inevitavelmente no erro.

Pense na maravilha e beleza do mundo, mesmo depois do pecado. Como podemos extrair esperança e consolo destas coisas, especialmente em tempos de provações e sofrimentos pessoais?