27.10.20

Revelando o Pai (2)

Segunda-feira, 26 de Outubro


No comovente prólogo do seu evangelho (João 1:1-18), João falou sobre Jesus como o “Verbo” eterno. As alegações de João a respeito de Jesus não são tímidas nem limitadas; elas são ousadas e de alcance universal. Jesus já existia antes do mundo existir – ou seja, desde a eternidade. Na realidade, Jesus é o Agente da criação (João 1:2, 3). Ele é “a luz dos homens” (João 1:4) e, como o Verbo que veio ao mundo, Ele “alumia a todo homem” (João 1:9).

3. Segundo João, qual foi o resultado de Cristo se ter tornado um ser humano? Como Verbo, que luz Ele trouxe? Que qualificações possui Ele para realizar tal feito? João 1:14, 18

“A luz apareceu quando as trevas do mundo eram mais intensas [...].Havia apenas uma esperança para a raça humana: a de que [...] o conhecimento de Deus fosse restaurado no mundo. Cristo veio para restaurar este conhecimento. Veio para remover o falso ensino pelo qual os que pretendiam conhecer a Deus O haviam representado de uma maneira errónea. Veio para manifestar a natureza de Sua lei, para revelar em Seu próprio caráter a beleza da santidade.” Ellen G. White, Educação, p. 74-76

Todas as acções de Jesus durante a Sua vida na Terra tinham um único propósito: “a revelação de Deus para o erguimento da humanidade” (Educação, p. 82).

4. O próprio Jesus disse: “Quem Me vê a Mim vê o Pai” (João 14:9). Qual foi o contexto desta declaração? Porque é que Ele disse isto? João 14:1-14

É tentador criticar a declaração precipitada do Filipe (João 14:8). Após anos de íntima comunhão com Jesus, ele ainda não tinha entendido o ponto essencial da encarnação – que Jesus tinha vindo para mostrar o carácter do Pai. Talvez os professores de hoje encontrem algum conforto no facto de que um dos discípulos do Mestre dos mestres se tenha portado tão mal! A declaração do Filipe provavelmente esteja registada não para nos dar motivos para o criticar, mas para nos dar uma oportunidade de nos examinarmos. Há quanto tempo andamos com Jesus? Será que entendemos Jesus melhor do que Filipe? “Quem Me vê a Mim vê o Pai”.