27.10.20

Revelando o Pai (1)

Domingo, 25 de Outubro


1. Quais são os argumentos mais importantes sobre Jesus defendidos pelo apóstolo no início da epístola aos Hebreus? Hebreus 1:1-4

Os autores do Novo Testamento salientaram repetidamente uma ideia importante: Jesus veio à Terra para mostrar ao ser humano quem é o Pai. No passado, a revelação de Deus tinha vindo de maneira fragmentada através dos profetas; em Jesus, no entanto, a revelação final e completa de Deus chegou até nós.

Além disso, Jesus é “o resplendor da […] glória” de Deus (Hebreus 1:3). Como seres humanos pecadores, não podíamos suportar o acesso total à glória do Senhor. Como Filho encarnado, Jesus refletiu essa glória. Ela foi abrandada na humanidade de Cristo, para que pudéssemos vê-la e entender claramente o carácter de Deus.

Jesus também é “a expressa imagem da Sua pessoa” (Hebreus 1:3). O termo usado aqui, a palavra grega charact?r, às vezes é usado para designar a impressão produzida por um selo na cera ou a representação estampada numa moeda. Portanto, Jesus é realmente “a expressa imagem da Sua pessoa” (Hebreus 1:3).

Se desejamos conhecer o Pai, devemos ouvir atentamente o que o Mestre dos mestres disse sobre Ele. Além disso, também devemos olhar para o Mestre dos mestres. O Pai é visto no Filho.

2. Leia 2 Coríntios 4:1-6. Quem é Jesus e o que aprendemos com Ele? (Compare com Hebreus 1:1-4).

Quando instruíam as pessoas sobre Deus, Paulo e os seus companheiros buscavam reflectir o próprio ministério de ensino de Jesus acerca do Pai. Sendo “a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:4), Jesus trouxe-nos o conhecimento de Deus, o Pai. De maneira semelhante, Paulo evitou enganos e distorções da Palavra de Deus, mas apresentou a verdade claramente (2 Coríntios 4:2).

Assim como Deus, na criação, usou a luz para dissipar as trevas, Ele deu-nos o Seu Filho, Jesus, para dissipar visões falsas sobre Ele e para nos mostrar a verdade sobre Deus. “na face de Jesus Cristo.” adquirimos o conhecimento mais claro do Pai (2 Coríntios 4:6).

Jesus reflectiu com precisão o Pai, o que também somos chamados a fazer, pois somos convidados a ser “imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5:1). O que significa isto? Como é que Jesus nos pode ensinar a ser “imitadores” de Deus?