28.10.20

O Mestre Dos Mestres e a Reconciliação

Quarta-feira, 28 de Outubro


Os relacionamentos humanos desmoronam muitas vezes. Acabamos por nos afastar uns dos outros. Passamos a desconfiar de amigos íntimos. No entanto, os relacionamentos arruinados podem ser restaurados. Quando isto acontece, experimentamos o milagre da reconciliação. Poucas experiências humanas são tão agradáveis e doces como esta.

7. Porque é que a reconciliação está no centro da encarnação de Cristo e da Sua função como Mestre? (2 Coríntios 5:16-21).

Se nos sentimos abençoados quando um relacionamento com outro ser humano é restaurado, não nos devemos sentir maravilhados quando somos reconciliados com Deus? Em 2 Coríntios 5:16-21, Paulo esclareceu quem é o responsável pela reconciliação – Deus, o Pai, assumiu a liderança em restaurar o nosso relacionamento arruinado com Ele. E o Senhor fez esta obra de reconciliação “por Jesus Cristo” (2 Coríntios 5:18). “Deus estava em Cristo reconciliando Consigo o mundo” (2 Coríntios 5:19).

Contudo, não devemos ser apenas consumidores das alegrias da reconciliação, mas aprender com o Mestre dos mestres. Na Sua encarnação, Jesus participou da obra da reconciliação. E nós também somos convidados a participar dela. Deus reconciliou-nos Consigo através de Cristo. E agora nós, juntamente com Paulo, recebemos “o ministério da reconciliação” (2 Coríntios 5:18).

Colossenses 1:15-20 é um texto maravilhoso sobre a encarnação. Considerado um hino, a primeira metade do texto fala sobre a função de Cristo na criação (Colossenses 1:15-17), e a última metade foca-se na Sua função na redenção (Colossenses 1:18-20). Através da função de Cristo como Criador-Redentor, Deus reconcilia Consigo todas as coisas. A obra de reconciliação que Ele faz através de Cristo é de escala cósmica, impactando “todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.”, “havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz” (Colossenses 1:20).

Embora a nossa obra não se compare com a escala cósmica da obra do Mestre como reconciliador, somos convidados a participar no “ministério da reconciliação” na nossa esfera (2 Coríntios 5:18). Era isto que estava na mente de Jesus quando Ele orou: “Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo” (João 17:18)?

Como podemos reflectir na prática a função de Deus como reconciliador? Pode ajudar as pessoas a se reconciliarem?