27.10.20

Lendo A Mente Do Mestre Dos Mestres

Terça-feira, 27 de Outubro


5. Qual era a preocupação de Paulo em relação à comunidade cristã de Filipos? Filipenses 2:1-4; 4:2, 3.

Filipenses 2:1-11 é uma das passagens mais profundas da Bíblia. Ela apresenta a preexistência de Cristo, a Sua divindade, encarnação, humanidade e aceitação da morte na cruz. Este texto descreve o longo, difícil e descendente caminho que Jesus trilhou do Céu ao Calvário (Filipenses 2:5-8). E descreve como o Pai exaltou Jesus a uma posição de adoração universal (Filipenses 2:9-11). Estão presentes nestes versos muitas verdades maravilhosas!

6. Como é que Paulo introduziu Filipenses 2:5-11? Na sua opinião, quais dos eventos da vida de Jesus, celebrados por Paulo, esperava ele que os cristãos refletissem na sua vida? Filipenses 2:6-11

Paulo esperava que os cristãos de Filipos, que eram inclinados a discussões, aprendessem com Jesus e com a Sua encarnação. Se Cristo tomou a forma humana, “tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Filipenses 2:7), e até Se submeteu à crucifixão, quanto mais se deveriam eles submeter uns aos outros por amor?

Somos lembrados de que há muito a aprender com o Mestre dos mestres. Aprendemos com as mensagens que Jesus partilhou durante o Seu ministério terrestre, com os milagres que Ele realizou e com a Sua maneira de agir com os outros. Podemos moldar os nossos relacionamentos com os outros conforme o exemplo da Sua grande complacência e disposição de trocar as glórias do Céu pela manjedoura (que lição para nós!).

Por outro lado, o mundo convida-nos muitas vezes a nos exaltar, a nos orgulhar das nossas realizações. Aprendemos uma lição diferente na manjedoura de Belém e com o Mestre – que a grande obra divina de educação e salvação é realizada, não quando nos exaltamos, mas quando nos humilhamos diante de Deus e servimos aos outros.

A sua humildade pode ser uma poderosa oportunidade de reflectir Cristo para os outros?